De fora para dentro, da relação à elaboração. programa de intervenção preventiva e terapêutica em grupo para crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais no período de latência
Palavras-chave:
Intervenção em grupo, Promoção saúde mental infantil, Escola, LatênciaResumo
A investigação atual e a casuística dos serviços de saúde públicos e privados indicam que as perturbações emocionais, do comportamento e da relação na terceira infância ou latência têm vindo a aumentar, sendo particularmente evidentes em contexto escolar, dadas as sérias implicações que demonstram ter ao nível das interações e das aprendizagens. O presente projeto de investigação visa a implementação e verificação de eficácia de um programa de intervenção e prevenção em grupo, tendo como objetivo a melhoria sintomática e a promoção da saúde mental infantil em crianças entre os 8 e os 10 anos, a frequentar o 1º ciclo de escolaridade, numa escola do concelho de Loures. Para o efeito contou com 24 participantes, divididos em três grupos – intervenção, prevenção e controlo – e um grupo de pais. Teve como fatores diferenciadores a aplicação de uma intervenção em grupo em contexto escolar, a introdução de uma intencionalidade preventiva numa população não-clínica/sem patologia mental, e a intervenção sob a forma de um programa estruturado, com atividades construídas e selecionadas pela sua pertinência e ligação aos temas que se consideraram importantes para o desenvolvimento emocional infantil neste período etário. A investigação encontra-se em curso, com término previsto para Dezembro de 2019.