Revista "Intervenção Social": política editorial e normas

Autores

  • Maria Júlia Faria Cardoso

Resumo

A Revista Intervenção Social destina-se à publicação de trabalhos sobre temas actuais e de pertinência cientifica no âmbito do Serviço Social e da Intervenção Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. As edições são organizadas por temáticas ou com temas diversos, de interesse profissional e académico, previamente definidos pela Direcção da Revista.

Os trabalhos propostos para publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea a outra revista, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

Todos os direitos editoriais são reservados para a Revista Intervenção Social e nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, plageada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito da Direcção da Revista, de acordo com a lei de direitos autorais vigentes em Portugal.

Quanto ao processo de apresentação de artigos, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar e enviar a Declaração de Responsabilidade e a Transferência de Direitos Autorais (modelos integrados nas normas de apresentação de trabalhos para publicação).

Os trabalhos submetidos para publicação serão analisados por pares (dois por artigo), Membros do Conselho Científico Nacional, ou membros do Conselho Cientifico Internacional, os quais arbitrarão sobre a pertinência, ou não, da sua aceitação, podendo sugerir aos autores reformulações ou adaptações. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os autores. A apreciação das proposta terá em conta o rigor, a clareza e precisão quanto à produção científica, redação e conteúdo e a probidade ético-teórica. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Direcção da Revista, com base no programa editorial. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após a avaliação e aceitação final. A Direcção assegura o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo da sua participação, permitindo liberdade para apreciações e avaliações.

Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, ou relato de experiências práticas, que envolverem sujeitos humanos terão a sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverá ser claramente descrito no último parágrafo da secção Metodologia do artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revista em 1983).

Excepcionalmente serão aceites trabalhos já publicados (seja em versão impressa ou virtual) desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Director da publicação onde o trabalho tenha sido originalmente publicado.

A Revista Intervenção Social publica trabalhos nos idiomas Português, Espanhol, Francês e Inglês.

As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição da Direcção da Revista.

A apresentação de propostas de publicação implicará a aceitação, por parte do(s) autor(es), das normas da revista.

A Revista Intervenção Social não remunera o(s) autor(es) pela publicação dos seus trabalhos, enviando-lhes porém um exemplar da edição com o seu texto publicado.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Cardoso, M. J. F. (2015). Revista "Intervenção Social": política editorial e normas. Intervenção Social, (42/45), 247–255. Obtido de https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/2206

Edição

Secção

Revistas