Intervenção social e processos de accountability: como conciliar interesses e expectativas entre diferentes stakeholders

Autores

  • Andreia Ruela
  • Cristina Albuquerque

Palavras-chave:

Accountability, Participation, Mission, Empowerment

Resumo

O artigo enquadra os desafios que os assistentes sociais enfrentam, pautados por orientações gestionárias e imperativos de produtividade que nem sempre se coadunam com os pressupostos de atuação do Serviço Social, nos processos de accountability. Para o efeito, discute o conceito de accountability e apresenta um conjunto de princípios orientadores para promover processos de accountability reflexivos, negociados e estratégicos que permitam conciliar diferentes interesses, objetivos e prioridades entre stakeholders e fomentar práticas de atuação mais integradas, éticas e comprometidas com o bem-estar dos cidadãos. O artigo sustenta que para conciliar a missão social das organizações, os princípios do Serviço Social e os processos de empowerment dos cidadãos é necessário redefinir a relação com todos os agentes significativos (pessoas, comunidades, parceiros, governos) e desenvolver práticas de atuação mais colaborativas.

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Publicado

2015-08-05

Como Citar

Ruela, A., & Albuquerque, C. (2015). Intervenção social e processos de accountability: como conciliar interesses e expectativas entre diferentes stakeholders. Intervenção Social, (42/45), 135–153. Obtido de https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/2197

Edição

Secção

Actas do III Congresso Internacional de Serviço Social