A comunicação e saúde e a educação popular como estratégias de concretização dos direitos

Autores

  • Rosane Aparecida de Sousa Martins
  • Claúdia Helena Julião

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Saúde, Serviço Social

Resumo

O presente trabalho é resultado da primeira etapa do projeto de extensão em interface com a pesquisa, intitulado "Comunicação, educação e mobilização social na área de saúde no município de Uberaba/MG/Brasil".

Tal projeto foi realizado por quatro docentes e oito alunos do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo MIneiro - UFTM, no período de novembro de 2012 a dezembro de 2013. Objetivou-se, a partir do conhecimento da política de saúde em Uberaba, realizar atividades de extensão e pesquisa comprometidas com a efetivação dos direitos à saúde para os cidadãos.

A execução da proposta baseou-se na metodologia da pesquisa ação. A pesquisa permitiu identificar a atitude de desresponsabilização do Estado frente às políticas públicas e os direitos sociais. Constatou-se a falta de investimentos na área de saúde, tanto em infraestrutura como em recursos humanos e ações de promoção à saúde e prevenção das doenças. Tais fatos ratificam a percepção de desconhecimento dos usuários dos serviços de saúde acerca da política de saúde, dos princípios, objetivos e serviços previstos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

Na mesma direção, constatou-se o distanciamento ou desconhecimento acerca das perspectivas de participação social e controle social pela população. Em face de tais ocorrências as ações propostas através do projeto de extensão em interface com a pesquisa enfatizaram a comunicação e saúde e a educação popular como estratégia de empoderamento dos sujeitos coletivos com vistas à fomentar a luta pela efetivação do direito á saúde pública, gratuita e universal conforme diz a legislação.

Downloads

Publicado

2015-08-05

Como Citar

Aparecida de Sousa Martins, R., & Julião, C. H. (2015). A comunicação e saúde e a educação popular como estratégias de concretização dos direitos. Intervenção Social, (42/45), 111–124. Obtido de https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/2195

Edição

Secção

Actas do III Congresso Internacional de Serviço Social