Prevenir – um modelo de intervenção longitudinal

Autores

  • Lorena Crusellas
  • Marta Costa da Cruz
  • Margarida Barbosa

Resumo

A Associação Prevenir, ONG para a Prevenção e Promoção daSaúde, desenvolve desde 2002, programas de promoção de hábitos de vidasaudáveis e competências psicossociais, através do aumento dos fatores deproteção e redução dos fatores de risco no grupo alvo, para prevenir a apariçãode comportamentos desajustados.O objetivo, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde,é promover a prevenção precoce, através da formação dos agentes educativose do fornecimento de estratégias e materiais apelativos, adaptados à idade dogrupo alvo de intervenção.A Associação Prevenir tem em funcionamento 4 programas destinados àpopulação escolar: o “PrÉ: Programa de Competências” (3 aos 5 anos); o “VamosCuidar de Nós!” (6 aos 8 anos); o “Crescer a Brincar” (6 aos 10 anos); e o “EUPASSO…” (11 aos 14 anos).Todos os programas da Associação Prevenir são avaliados através de um modelo de “investigação-ação”. A avaliação de resultados foi muito positiva epara além disso, promoveu a aproximação família-escola, melhorias na relação professor-aluno e entre alunos e mudanças nas metodologias de ensino/aprendizagem.Vários dos programas fazem parte da base de dados EDDRA, sendoconsiderados dos melhores programas de prevenção da Europa (ObservatórioEuropeu da Droga) e da base de dados das Cidades Educadoras.

Palavras-chave:

Prevenir, Modelo longitudinal, Investigação-acção

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Publicado

2013-07-09

Como Citar

Crusellas, L., Cruz, M. C. da, & Barbosa, M. (2013). Prevenir – um modelo de intervenção longitudinal. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 4(1), 183–190. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/95