Inventário para avaliação da violência na escola (IAVE) - construção e validação preliminar

Filomena Adelaide de Matos, Helena Ralha Simões, Saul Neves de Jesus

Resumo


O objetivo do presente estudo é construir e validar um instrumento que permita avaliar a violência entre pares em meio escolar.

O instrumento proposto é um inventário de quatro escalas, de seis itens cada, que permite avaliar todos os intervenientes da violência entre pares e ainda o ambiente escolar. A amostra a que recorremos para validar o inventário de escalas é constituída por 210 alunos do 2º e 3º ciclos de Ensino Básico do Concelho de Faro, devidamente autorizados pelos seus pais. Dos resultados, podemos referir que o inventário proposto apresenta características psicométricas válidas e sensíveis.

 

The main goal of this study is to construct and validate an instrument that allows to evaluate violence in school.

The instrument proposed is composed by four scales with six items each, to evaluate every actor in peer violence and also school environment. We have a sample of 210 students of Basic School from Faro who were authorized by their parents. From the results, we find valid and accurate psychometric characteristics.

 

Palavras-chave / Keywords

Instrumento de avaliação, Validação, Violência entre pares, Ensino básico, Adolescência.

Questionnaire, Validation, Peer violence, Basic school, Adolescence.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt