Inventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES): estudo de desenvolvimento e de validação.

Paulo Alexandre Soares Moreira, João Tiago Oliveira, Lorena Crusellas, Adriana Lima

Resumo


Uma questão central à avaliação da eficácia das estratégias de promoção de competências emocionais em crianças é a existência de instrumentos que avaliem as diversas componentes do funcionamento emocional, em crianças em idade escolar e pré-adolescentes. A avaliação das competências adquiridas é fundamental para a selecção diferencial das estratégias a implementar junto de diferentes populações, especialmente junto de populações envolvidas em educação especial. Apesar da importância das competências de identificação e diferenciação emocional para o funcionamento emocional adaptativo, a disponibilidade de instrumentos de avaliação destas dimensões é extremamente reduzida. O objectivo deste estudo foi desenvolver e avaliar as características psicométricas do Inventário de Identificação e Diferenciação Emocional, um instrumento de avaliação da capacidade de identificar e diferenciar emoções junto de crianças em idade escolar e pré-adolescentes. Os resultados revelam uma estrutura de 3 factores (valência neutra, valência negativa e valência positiva) com valores de consistência interna superiores a .80 (excepto na escala composta por itens de valência positiva). Este estudo sugere que este instrumento é adequado para a avaliação da capacidade de identificação e diferenciação emocional e pode ser particularmente útil para a avaliação das competências de identificação e diferenciação emocional em crianças em idade escolar. Futuros estudos deverão avaliar a estrutura factorial, bem como os indicadores de validade e de fidelidade, em outras populações, incluindo crianças com necessidades educativas especiais.

 

The existence of assessment instruments of several domains of the children’s social-emotional functioning is crucial for research and practice of social and emotional skills promotion. The assessment of the acquired skills allows for a differential selection of the strategies to implement with different populations, especially with children enrolled in special education children. Skills of emotional identification and emotional differentiation are core dimensions of the emotional functioning and its promotion in educational settings (which includes its evaluation) is highly relevant. In spite of that, the availability of these type of instruments is extremely reduced. The aim of this study was to develop and to evaluate the psychometric properties of the Inventário de Identificação e Diferenciação Emocional / Emotional Identification and Differentiation Inventory, an instrument for the assessment of emotional identification and differentiation skills in school children, especially in children enrolled in special education. Results reveraled a 3 factors structure (neutral valence, negative valence and positive valence), with internal consistency values superior to .80 (except for the positive valence scale). This study suggests that this is a valid instrument for the emotional identification and differentiation skills assessmentin school children. Future studies should test this factorial structure, and other validity and fidelity indicators in other population, including children withlearning disabilities.

 

Palavras-chave / Keywords

Inventário, Emoções, Diferenciação, Identificação, Características psicométricas, Necessidades educativas especiais, Défice cognitivo.

Inventory, Emotions, Emotional differentiation, Emotional identification, Psychometric properties, Special education, Cognitive deficits.


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