Alunos com necessidades educativas e bullying: contributos de um estudo de caso = Students with educational needs and bullying: Contributions of a case study

Ana Margarida Silva, Sara Alexandra Felizardo

Resumo


A literatura atual realça que os alunos com dificuldades desenvolvimentais estão em maior risco de envolvimento em dinâmicas de bullying. Neste contexto, o presente estudo tem como propósito analisar a problemática do bullying e as relações entre pares, no âmbito do processo de inclusão de uma jovem de 29 anos com necessidades educativas. Quanto à metodologia trata-se de um tipo de investigação qualitativo, especificamente, um estudo de caso. Para o efeito, recorreu-se às entrevistas semiestruturadas, tendo como técnica de recolha de dados a análise de conteúdo. Foram envolvidos 11 participantes (uma jovem com dificuldades desenvolvimentais, a mãe, um amigo, professores e técnicos). No que diz respeito aos resultados, a maioria dos registos incide sobre a participação e inclusão da jovem nos contextos sociais de vida, tendo-se verificado como barreiras à inclusão: a rejeição por parte dos pares, as dificuldades pessoais e de aprendizagem da aluna; em relação aos facilitadores da inclusão, salientam-se as dinâmicas relacionais muito positivas com professores e técnicos. Estes registos também evidenciam a necessidade de se intervir nas estratégias educativas e no envolvimento familiar, com o intuito de promover as interações entre pares e delinear ações mais eficazes na resolução das situações de bullying. Concluímos que é necessário direcionar esforços para empreender estudos neste domínio no contexto nacional, sendo que a investigação nesta área é ainda incipiente e os dados estatísticos escassos. É importante alertar as pessoas para a realidade do bullying, direcionando esforços para que as crianças/jovens com necessidades educativas estejam verdadeiramente incluídas na nossa sociedade.


Current literature highlights that students with developmental difficulties are at greater risk of involvement in bullying dynamics. In this context, the present study aims to analyze the problem of bullying and peer relationships, within the scope of the process of inclusion of a 29 year old girl with educational needs. As for the methodology, this is a type of qualitative research, specifically a case study. For this purpose, we used the semi-structured interviews, using as data collection technique content analysis. Eleven participants (a young woman with developmental difficulties, the mother, a friend, teachers and technicians) were involved. As far as the results are concerned, most of the registers focus on the participation and inclusion of the young person in the social contexts of life, with barriers to inclusion: peer rejection, personal and learning difficulties of the student; in relation to the facilitators of inclusion, the very positive relationship dynamics with teachers and technicians are highlighted. These records also highlight the need to intervene in educational strategies and family involvement, with the aim of promoting peer interactions and delineating more effective actions in the resolution of bullying situations. We conclude that it is necessary to direct efforts to undertake studies in this field in the national context, with research in this area still incipient and the statistical data scarce. It is important to alert people to the reality of bullying by directing efforts so that children / youth with educational needs are truly included in our society.


Palavras-chave / Keywords:

Inclusão, Necessidades educativas, Bullying, Pares.

Inclusion, Educational needs, Bullying, Peers.


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