Em busca de uma prática baseada em evidências: surgimento e crescimento das abordagens comportamentais e cognitivo-comportamentais no Brasil = In search of a evidence-based practice: Emergence and growth of behavioral and cognitive behavioral approaches in Brazil

Bernard Rangé

Resumo


Este texto tentará relatar a história do surgimento e do crescimento da terapia comportamental e depois cognitivo-comportamental através da trajetória de uma pessoa que, de alguma forma, se confunde com esta história: Bernard Rangé.

Rangé teve como pai um francês que, por seus méritos, teve a oportunidade de morar em Londres por um ano, onde não só aprendeu a falar e escrever em inglês como também parece ter aprendido o jeito britânico de pensar sobre as coisas, algo como Sherlock Holmes fazia: buscar evidências empíricas que fundamentassem as suas hipóteses.

Assim, ao ingressar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1967 sentiu-se satisfeito de se oferecer para auxiliar na montagem de um Laboratório de Psicologia Experimental que estava sendo montado por um americano do Peace Corps que recebeu uma grande quantidade de material de laboratório disponibilizado pela Universidade de Brasília (UnB). Isso foi feito durante um ano e o laboratório acabou ficando utilizável depois de um ano de trabalho, quando ele voltou para os Estados Unidos da América.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt