A terapia cognitivo-comportamental em grupos com crianças e adolescentes: desafios e estratégias
Resumo
A Terapia cognitivo-comportamental em grupos (TCCG) se mostra atualmente como uma possibilidade de intervenção amplamente difundida para os mais diversos transtornos e indivíduos. Assim como o trabalho com crianças e adolescentes em terapia cognitivo-comportamental requerer planejamentos e adaptações especificas, os grupos voltados para a população infanto-juvenil também apresenta dificuldades e desafios próprios. O atual cenário de grupos voltados para intervenções com crianças e adolescentes tem se mostrado cada vez mais otimista à medida que este tipo de intervenção vem sendo cada vez mais estudada e os resultados mostram sua eficácia. Contudo, fica evidente a necessidade de programas específicos voltados para este público e para suas demandas específicas. Para isso, é essencial que as possibilidades e limites, práticos e teóricos, sejam amplamente conhecidos para que as intervenções sejam adequadas aos seus objetivos, e os seus resultados sejam também satisfatórios. Este artigo possui como objetivo discutir a terapia cognitivo-comportamental em grupos com crianças e adolescentes, a partir da descrição detalhada dos tipos e formatos grupais possíveis para intervenções terapêuticas, assim como da discussão a cerca das dificuldades e manejos específicos necessários para o trabalho com esta população dentro desta abordagem. Ainda, são apresentados diferentes programas em grupo voltados para crianças e adolescentes a fim de ilustrar a aplicabilidade práticas dos conceitos teóricos discutidos.