Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco

Autores

  • Eunice Freitas
  • Ana Paula Loução Martins
  • Celeste Simões

Resumo

Esta investigação teve por finalidade avaliar o impacto de um programa de competências pessoais e sociais junto de 80 alunos, do 2º e 4º anos de escolaridade em risco educacional. O programa de caráter preventivo compreendeu uma intervenção semanal de 90 minutos, durante 12 semanas. Neste estudo quase-experimental foram utilizados inquéritos por questionários, com o objetivo de se conhecerem as caraterísticas, as competências e os progressos dos alunos. O impacto do programa foi obtido através da análise dos resultados inferenciais e correlacionais do pré-teste/pós-teste no grupo experimental e no grupo de controlo, com vista a estabelecer relações entre variáveis, e na verificação de diferenças significativas entre grupos. De acordo com os resultados o grupo experimental desenvolveu significativamente todas as competências que constituíam o programa deste estudo, contrariamente ao grupo de controlo.

Palavras-chave:

Intervenção preventiva, Alunos em risco

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Freitas, E., Martins, A. P. L., & Simões, C. (2018). Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 8(2), 201–218. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2586

Edição

Secção

Artigos