Correlação entre autoeficácia emocional regulatória, depressão e ruminação em jovens do ensino médio de escolas públicas de Colômbia | Correlación entre autoeficacia emocional reguladora, depresión y rumiación en jóvenes de secundaria de escuelas públicas de Colombia

Autores

  • Carmelina Paba Barbosa
  • Ubaldo Rodríguez de Ávila
  • Zuany Paba Argote
  • Maryluz Gómez Plata
  • Virginia Barrero Toncel
  • Andrés Camargo Santodomingo

Resumo

O objetivo foi estabelecer a relação entre autoeficácia emocional regulatória, depressão e ruminação em estudantes que faziam parte de uma intervenção preventiva universal em contextos escolares para a promoção de comportamentos pró-sociais e competências de regulação emocional. Participaram 240 sujeitos entre 11 e 16 anos de idade (MD: 12,56 ± 0,98). 54,5% homens e 45,5% mulheres; estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Santa Marta. Foram utilizados três instrumentos específicos, um avaliando a autoeficácia percebida (emoções negativas e expressão de emoções positivas). Outra medida sintomas depressivos e outro para avaliar a propensão para não esquecer os tormentos e insultos sofridos e meditar por vingança a longo prazo, em oposição à tendência para superar rapidamente os sentimentos negativos resultantes de imediato mal ou desejo de reconciliação (Ruminação) A análise descritiva, a correlação bivariada de Pearson e a análise de regressão linear simples encontraram quatro significados cruzados positivos e dois negativos ou inversos. O modelo de correlação matemática foi construído para visualizar a força das variáveis estudadas entre um e outro, a fim de determinar um modelo teórico para estudos futuros. Os resultados mostraram o seguinte: Correlação positiva significativa entre Depressão e Idade, relação direta entre as variáveis Ruminação e Depressão, Correlação reversa entre Ruminação e Auto-eficácia. Da mesma forma, verificouse que a Ruminação e a Autoeficácia são variáveis independentes controladas para o fator Idade, e que a Depressão é dependente e, portanto, pode ser explicada pelo fator Idade.

El objetivo fue establecer la relación entre autoeficacia emocional reguladora, depresión y rumiación en estudiantes que hicieron parte de una intervención preventiva universal en contextos escolares para la promoción de comportamientos prosociales y competencias de regulación emocional. Participaron 240 sujetos entre 11 y 16 años de edad (MD: 12,56 ±0,98). 54,5% hombres y 45,5% mujeres; estudiantes de educación media de dos colegios públicos de la ciudad de Santa Marta. Se utilizaron tres instrumentos específicos, uno evalúa la autoeficacia percibida (emociones negativas y expresión de emociones positivas). Otro para medir los síntomas depresivos y otro para evaluar la propensión a no olvidar los tormentos y ofensas sufridos y meditar para la venganza a largo plazo, en oposición a la tendencia a superar rápidamente los sentimientos negativos resultantes de un mal inmediato o el deseo de reconciliación (Rumiación). El análisis descriptivo, la correlación bivariada de Pearson y análisis de regresión lineal simple encontraron cuatro significancias positivas cruzadas y dos negativas o inversas. Se construyó el modelo de correlaciones matemáticas para visualizar la fuerza de las variables estudiadas entre una y otra, con el fin de determinar un modelo teórico para estudios futuros. Los resultados arrojaron lo siguiente: Correlación positiva significativa entre Depresión y Edad, relación directa entre las variables Rumiación y Depresión, correlación Inversa entre Rumiación y Autoeficacia. De igual manera, se encontró que Rumiación y Autoeficacia son variables independientes controladas para el factor Edad, y que Depresión es dependiente y por tanto se puede explicar por el factor Edad.

 

Palavras-chave /Keywords / Palabras-clave

Autoeficácia emocional, Depressão, Ruminação, Adolescentes.

Emotional self-efficacy, Depression, Rumination, Adolescents.

Autoeficacia emocional, Depresión, Rumiación, Adolescentes.

Palavras-chave:

Histórias, Criatividade, Estratégias, Reparação psíquica

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Barbosa, C. P., Ávila, U. R. de, Argote, Z. P., Plata, M. G., Toncel, V. B., & Santodomingo, A. C. (2018). Correlação entre autoeficácia emocional regulatória, depressão e ruminação em jovens do ensino médio de escolas públicas de Colômbia | Correlación entre autoeficacia emocional reguladora, depresión y rumiación en jóvenes de secundaria de escuelas públicas de Colombia. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 8(2), 181–200. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2585

Edição

Secção

Artigos