Correlação entre autoeficácia emocional regulatória, depressão e ruminação em jovens do ensino médio de escolas públicas de Colômbia | Correlation between regulatory emotional self-efficacy, depression and rumination in adolescents of the secondary school of Colombian public schools | Correlación entre autoeficacia emocional reguladora, depresión y rumiación en jóvenes de secundaria de escuelas públicas de Colombia

Carmelina Paba Barbosa, Ubaldo Rodríguez de Ávila, Zuany Paba Argote, Maryluz Gómez Plata, Virginia Barrero Toncel, Andrés Camargo Santodomingo

Resumo


O objetivo foi estabelecer a relação entre autoeficácia emocional regulatória, depressão e ruminação em estudantes que faziam parte de uma intervenção preventiva universal em contextos escolares para a promoção de comportamentos pró-sociais e competências de regulação emocional. Participaram 240 sujeitos entre 11 e 16 anos de idade (MD: 12,56 ± 0,98). 54,5% homens e 45,5% mulheres; estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Santa Marta. Foram utilizados três instrumentos específicos, um avaliando a autoeficácia percebida (emoções negativas e expressão de emoções positivas). Outra medida sintomas depressivos e outro para avaliar a propensão para não esquecer os tormentos e insultos sofridos e meditar por vingança a longo prazo, em oposição à tendência para superar rapidamente os sentimentos negativos resultantes de imediato mal ou desejo de reconciliação (Ruminação) A análise descritiva, a correlação bivariada de Pearson e a análise de regressão linear simples encontraram quatro significados cruzados positivos e dois negativos ou inversos. O modelo de correlação matemática foi construído para visualizar a força das variáveis estudadas entre um e outro, a fim de determinar um modelo teórico para estudos futuros. Os resultados mostraram o seguinte: Correlação positiva significativa entre Depressão e Idade, relação direta entre as variáveis Ruminação e Depressão, Correlação reversa entre Ruminação e Auto-eficácia. Da mesma forma, verificouse que a Ruminação e a Autoeficácia são variáveis independentes controladas para o fator Idade, e que a Depressão é dependente e, portanto, pode ser explicada pelo fator Idade.


The objective was to establish the relationship between regulatory emotional self-efficacy, depression and rumination in students who were part of a universal preventive intervention in school contexts for the promotion of prosocial behaviors and emotional regulation competencies. 240 subjects between 11 and 16 years of age participated (MD: 12.56 ± 0.98). 54.5% men and 45.5% women; middle school students from two public schools in the city of Santa Marta. Three specific instruments were used, one assessing perceived self-efficacy (negative emotions and expression of positive emotions). Another to measure depressive symptoms and another to assess the propensity not to forget the torments and offenses suffered and to meditate for long-term revenge, as opposed to the tendency to quickly overcome the negative feelings resulting from an immediate evil or the desire for reconciliation (Rumination). The descriptive analysis, Pearson’s bivariate correlation and Simple Linear Regression analysis found four positive cross-meanings and two negative or inverse ones. The mathematical correlation model was constructed to visualize the strength of the variables studied between one and the other, in order to determine a theoretical model for future studies. The results showed the following: Significant positive correlation between Depression and Age, direct relationship between the variables Rumination and Depression, Reverse correlation between Rumination and Self-efficacy. In the same way, it was found that Rumination and Self-efficacy are independent controlled variables for the Age factor, and that Depression is dependent and therefore can be explained by the Age factor.


El objetivo fue establecer la relación entre autoeficacia emocional reguladora, depresión y rumiación en estudiantes que hicieron parte de una intervención preventiva universal en contextos escolares para la promoción de comportamientos prosociales y competencias de regulación emocional. Participaron 240 sujetos entre 11 y 16 años de edad (MD: 12,56 ±0,98). 54,5% hombres y 45,5% mujeres; estudiantes de educación media de dos colegios públicos de la ciudad de Santa Marta. Se utilizaron tres instrumentos específicos, uno evalúa la autoeficacia percibida (emociones negativas y expresión de emociones positivas). Otro para medir los síntomas depresivos y otro para evaluar la propensión a no olvidar los tormentos y ofensas sufridos y meditar para la venganza a largo plazo, en oposición a la tendencia a superar rápidamente los sentimientos negativos resultantes de un mal inmediato o el deseo de reconciliación (Rumiación). El análisis descriptivo, la correlación bivariada de Pearson y análisis de regresión lineal simple encontraron cuatro significancias positivas cruzadas y dos negativas o inversas. Se construyó el modelo de correlaciones matemáticas para visualizar la fuerza de las variables estudiadas entre una y otra, con el fin de determinar un modelo teórico para estudios futuros. Los resultados arrojaron lo siguiente: Correlación positiva significativa entre Depresión y Edad, relación directa entre las variables Rumiación y Depresión, correlación Inversa entre Rumiación y Autoeficacia. De igual manera, se encontró que Rumiación y Autoeficacia son variables independientes controladas para el factor Edad, y que Depresión es dependiente y por tanto se puede explicar por el factor Edad.

 

Palavras-chave /Keywords / Palabras-clave

Autoeficácia emocional, Depressão, Ruminação, Adolescentes.

Emotional self-efficacy, Depression, Rumination, Adolescents.

Autoeficacia emocional, Depresión, Rumiación, Adolescentes.


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