Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso | Neuropsychological evaluation of adolescente with high skills/superdoted case study

Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de Melo, Michelle de Sousa Fontes Martins, Sofia Campos, Cândida Helena Lopes Alves

Resumo


O tema “Alunos com Altas Habilidades/Superdotado (AH/SD)” é de grande relevância no âmbito educacional e, considerando a importância do conhecimento referente a este público e às suas características, este trabalho refere-se a uma avaliação neuropsicológica, com o objetivo de traçar o perfil biopsicossocial de um adolescente de 12 anos com indicadores de altas habilidades. Este estudo foi feito em 11 sessões por uma estagiária de Neuropsicologia e a sua supervisora em uma clínica-escola de uma Universidade privada brasileira. Realizou-se uma anamnese detalhada com a mãe e depois com o paciente e os instrumentos utilizados foram de grande importância durante todo o processo para ser apresentada uma interpretação com dados substanciais e para isso foram aplicados alguns testes de atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivas, como também alguns de personalidade. Após serem observados os aspectos emocionais, sociais e cognitivos do paciente, os resultados demonstraram que o adolescente se apresentava acima da média nas habilidades verbais, contudo, nas demais, encontrava-se na média esperada. Concluiu-se que, quanto ao aspecto socioemocional, o paciente precisava de acompanhamento psicológico e psicopedagógico devido à sua falta de motivação escolar. Considera-se, portanto, importante conhecer as especificidades dos alunos com altas habilidades/superdotação para que se possa ter um acompanhamento mais assertivo e um olhar mais sensível frente a esse público.


The theme “Students with High Abilities / Gifted (AH / SD)” is of great relevance in the educational field and, considering the importance of the knowledge related to this public and its characteristics, this work refers to a neuropsychological evaluation, with the objective of tracing the biopsychosocial profile of a 12 - year - old adolescent with high skills indicators. This study did in 11 sessions by a Neuropsychology intern and her supervisor in a clinic-school of a private Brazilian university. A detailed anamnesis was carried out with the mother and then with the patient and the instruments used were of great importance throughout the process to be presented an interpretation with substantial data and for this were applied some tests of attention, perception, memory, language , reasoning, executive functions, as well as some personality. After observed the emotional, social and cognitive aspects of the patient, the results showed that the adolescent was above average in verbal skills, but in the others, he was in the expected average. It concluded that, regarding the socioemotional aspect, the patient needed psychological and psychopedagogical accompaniment due to his lack of school motivation. It therefore considered important to know the specificities of students with high skills / giftedness so that they can have a more assertive follow-up and a more sensitive look at this audience.


Palavras-chave / Keywords

Altas habilidades/superdotação, Avaliação neuropsicológica, Aspecto socioemocional, Inclusão.

High abilities/giftedness, Neuropsychological evaluation, Socioemotional aspect, Inclusion.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt