Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso

Autores

  • Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de Melo
  • Michelle de Sousa Fontes Martins
  • Sofia Campos
  • Cândida Helena Lopes Alves

Resumo

O tema “Alunos com Altas Habilidades/Superdotado (AH/SD)” é de grande relevância no âmbito educacional e, considerando a importância do conhecimento referente a este público e às suas características, este trabalho refere-se a uma avaliação neuropsicológica, com o objetivo de traçar o perfil biopsicossocial de um adolescente de 12 anos com indicadores de altas habilidades. Este estudo foi feito em 11 sessões por uma estagiária de Neuropsicologia e a sua supervisora em uma clínica-escola de uma Universidade privada brasileira. Realizou-se uma anamnese detalhada com a mãe e depois com o paciente e os instrumentos utilizados foram de grande importância durante todo o processo para ser apresentada uma interpretação com dados substanciais e para isso foram aplicados alguns testes de atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivas, como também alguns de personalidade. Após serem observados os aspectos emocionais, sociais e cognitivos do paciente, os resultados demonstraram que o adolescente se apresentava acima da média nas habilidades verbais, contudo, nas demais, encontrava-se na média esperada. Concluiu-se que, quanto ao aspecto socioemocional, o paciente precisava de acompanhamento psicológico e psicopedagógico devido à sua falta de motivação escolar. Considera-se, portanto, importante conhecer as especificidades dos alunos com altas habilidades/superdotação para que se possa ter um acompanhamento mais assertivo e um olhar mais sensível frente a esse público.

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Avaliação neuropsicológica, Aspecto socioemocional, Inclusão

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Melo, E. R. M. F. de, Martins, M. de S. F., Campos, S., & Alves, C. H. L. (2018). Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 8(2), 133–155. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2582

Edição

Secção

Artigos