A literacia emergente no contexto familiar: o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar | Emerging literacy in the family context: the study of literacy beliefs and practices among parents of pre-school children

Maria Bernadete Silva de Holanda Gomes, Maria da Luz Vale-Dias

Resumo


Os efeitos da contemporaneidade têm vindo a ser sentidos na sociedade, a qual atualmente percebe a importância da literacia no contexto familiar como instrumento de desenvolvimento. A presente proposta pretende apresentar os resultados de uma investigação realizada junto de pais de crianças em idade pré-escolar, buscando caracterizar as crenças, práticas e ambientes de literacia emergente na perspetiva dos pais e o papel de algumas das condições sociodemográficas. A amostra foi constituída por progenitores (n=291) de crianças a frequentar o jardim de infância. Os dados foram recolhidos através de inquérito, utilizando instrumentos de autorresposta, de aplicação individualizada. Em termos globais, a pesquisa revela que a maior parte dos participantes mostraram crenças que refletem uma dimensão holística (versus tecnicista) sobre o seu papel no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Foram encontradas correlações entre crenças e práticas dos pais. As práticas de entretenimento são as que apresentam correlação mais alta (moderada) com a dimensão holística das crenças. No que respeita ao nível sociodemográfico e às habilitações, particularmente das mães, os resultados revelaram influências significativas no âmbito do perfil investigado.


The effects of contemporaneity have been felt in society that nowadays perceive the importance of literacy in the family context as an instrument of development. The theme proposed here intends to present the results of an investigation carried out with the parents of pre-school children, when it seeks to characterize the emerging literacy beliefs, practices and environments in the perspective of parents and the role of some of the sociodemographic conditions. This sample consisted of parents (n = 291) of children attending kindergarten. The data were collected through survey, using self-report instruments, for individualized application. Overall, research shows that the participants have mostly shown beliefs that reflect a holistic (versus technicist) dimension of their role in the learning process of reading and writing. Correlations were found between parents’ beliefs and practices. The entertainment practices are those which present a higher (moderate) correlation with the holistic dimension of the beliefs. Regarding the sociodemographic level and the qualifications, particularly of the mothers, the results revealed significant influences within the scope of the profile investigated.


Palavras-chaves / Keywords

Literacia, Família, Crenças, Práticas, Pré-escolar.

Literacy, Family, Beliefs, Practices, Preschool.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt