Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
Resumo
A adolescência é uma etapa do desenvolvimento de carreira caraterizada pela exploração e pela iminência de decisões escolares, com impacto na construção dos projetos de vida dos jovens. Este estudo visou avaliar o impacto de uma intervenção de carreira junto de um grupo de jovens do 9.º ano de escolaridade (N=4), com trajetórias escolares de insucesso e pertencentes a baixos níveis socioeconómicos. A intervenção incluiu oito sessões semanais com os jovens, e quatro sessões com os respetivos encarregados de educação, com a duração máxima de 60 minutos. Participaram quatro rapazes, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 16.50, DP = 1.73). Avaliou-se o nível de certeza vocacional e a adaptabilidade de carreira dos jovens em dois momentos temporais. Recolheu-se feedback oral no final de cada sessão a fim de avaliar o processo de intervenção. Quer os jovens, quer os encarregados de educação, preencheram um questionário de avaliação global da intervenção. Registaram-se diferenças marginalmente significativas entre o pré e o pós-teste em todas as dimensões avaliadas, exceto ao nível da certeza vocacional e da confiança. Tanto os jovens como os respetivos encarregados de educação realizaram uma avaliação positiva da intervenção. Estes resultados sustentam o papel promissor desta intervenção, particularmente ao nível da promoção da adaptabilidade de carreira. Importa, porém, testar a eficácia deste programa, recorrendo a designs (quasi) experimentais. Este estudo salienta a importância de impulsionar a investigação científica sobre a eficácia de intervenções de carreira junto de grupos específicos de jovens.