Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola

Autores

  • Adelaide Dias
  • Paulo Alexandre Soares Moreira
  • João Tiago Oliveira

Resumo

As percepções dos alunos acerca dos esforços de melhoria são um indicador importante para a monitorização do processo de melhoria e de eficácia da escola. O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas da versão portuguesa do Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000), o Inventário das Condições dos Alunos para a Melhoria da Escola (ICAME). Participaram neste estudo 1003 alunos de escolas Portuguesas. As análises confirmatórias revelam bons índices de ajustamento para o modelo de 3 factores. As 3 escalas apresentam valores de consistência interna superiores a .76. Os resultados deste estudo sugerem que a versão Portuguesa do SSCSI é um instrumento com características psicométricas adequadas para a avaliação das percepções dos alunos acerca dos esforços de melhoria.

Las percepciones de los estudiantes sobre los esfuerzos de mejora son un indicador importante para el proceso de mejora y de eficacia escolares. El objetivo de este estudio fue adaptar y evaluar las propiedades psicométricas de la versión portuguesa del Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000). 1003 estudiantes Portugueses participaran en este estudio. Los análisis factoriales confirmatorios rebelaron un buen ajuste para el modelo de tres factores. Las 3 escalas registraran buena consistencia interna con valores por encima de .76. Estos resultados sugieren que la versión Portuguesa del Survey of Student Conditions on School Improvement presenta propiedades psicométricas aceptables para la evaluación de las percepciones de los estudiantes sobre los esfuerzos de mejora de la escuela.


Palavras-chave / Keywords / Palabras clave

Percepção dos alunos, Avaliação psicológica, Validade, Características psicométricas, Melhoria da escola.

Student’s perceptions, Psychological assessment, Validity, School improvement.

Percepción de los estudiantes, Evaluación Psicológica, Mejora escolar.

Palavras-chave:

Percepção dos alunos, Avaliação psicológica, Validade, Características psicométricas, Melhoria da escola

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Dias, A., Moreira, P. A. S., & Oliveira, J. T. (2018). Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 8(2), 29–49. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2576

Edição

Secção

Artigos