O tornar-se adolescente: grelha de análise para o Rorschach

Isabel Maria Gonzalez Duarte da Cunha

Resumo


A adolescência é um período do desenvolvimento no qual ocorrem importantes transformações psíquicas. Através deste estudo que foi realizado no âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica, procedeu-se à construção de uma grelha de análise para o Rorschach, permitindo aceder e descrever quais os processos psíquicos em construção durante o processo de desenvolvimento adolescente. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de tipo longitudinal, realizado com protocolos de 9 adolescentes, de sexos diferentes, recolhidos aos 13 e aos 16 anos. A grelha de análise foi construída com base nas teorias da relação de objeto, nos processos de transformação e de co-construção, assentes em dois organizadores: a techne reveladora da capacidade de integração dos processos de simbolização e o campo como lugar (re)significador do desconhecido. Através da leitura e da interpretação desta grelha de análise foi possível aceder, compreender e conceptualizar as transformações do Eu e da relação Eu-Outro. A realização deste estudo permitiu uma leitura mais próxima dos processos psíquicos que estão em construção durante a adolescência, o que se constitui como fundamental na sociedade atual para a estruturação de novas práticas de acompanhamento, procurando alterar os referenciais usados mais habitualmente.


Adolescence is a period of development in which there are important psychic changes. This study result of the work at the Doctoral Program in Clinical Psychology, we proceeded to the construction of a grid analysis for the Rorschach, allowing access and describe what the mental processes in construction are during the process of becoming an adolescent. There is a qualitative methodology, a longitudinal study, conducted with protocols of 9 adolescents, of different genders collected at 13 and 16 years old. The grid of analysis was constructed based on the theories of the object relations theory, in the transformation and co-building processes, based on two organizers: the techne reveals the ability of integration of processes of symbolization and the field as a place of (re)signification of the unknown. Through the reading and interpretation of this grid of analysis it was possible to access, understand and conceptualize upon the transformations of the I and the relationship I- ther. The approach of this study will allow a closer reading of the mental processes that are under construction during adolescence, which is as fundamental in today’s society, to may lead to new monitoring practices, seeking to change the frameworks used more commonly.


Palavras-chave / Keywords

Adolescência, Transformação, Rorschach, Co-construção, Prevenção.

Adolescence, Transformation, Rorschach, Co-construction, Prevention.


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