Adaptação da Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral em Contexto Escolar (EVALOE) para seu uso em contexto familiar (EVALOF) | Adaptation of the Assessment Scale of Oral Language Teaching in School for a familiar context

Camila Domeniconi, Marta Gràcia, Priscila Benitez, Julia Vessoni

Resumo


A Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral em Contexto Escolar (EVALOE) vem sendo utilizada por pesquisadores e profissionais para avaliar de que maneira a língua oral tem sido ensinada nas escolas e os seus itens tem sido utilizados como base para planejar processos de assessoramento, visando a ampliação do repertorio comunicativo dos alunos. No presente trabalho descrevemos a adaptação da escala original para o contexto familiar, gerando dois formatos distintos da escala intitulada EVALOF, um deles curto e auto aplicado (com 11 itens) e outro mais amplo (32 itens) aplicado por um observador. A escala breve foi utilizada por 68 famílias e a escala ampla utilizada em 14 observacoes de famílias. Os dados mostram que as pontuações obtidas a partir da primeira versão da EVALOF foram baixas (< 59 puntos), o que também foi observado repetidamente nas escolas deixando claro que se pode melhorar a maneira como a língua oral vem sendo ensinada nas casas por famílias. Os resultados obtidos a partir da auto aplicação da versão breve da escala EVALOF mostraram que as famílias percebem mais a dificuldade no ensino de algumas estratégias comunicativas, especialmente quando o item versa sobre o ensino da auto avaliação e o ensino da síntese. As duas versões da escala EVALOF mostraram ser úteis para avaliação do contexto comunicativo nas residências e seus itens podem fazer parte de processos de assessoramento, visando a melhoria da competência comunicativa das crianças, assim como tem sido realizado com o instrumento original (EVALOE).


The assessment scale of oral language teaching (EVALOE - Escala de valoración de la enseñanza de la lengua oral en contexto escolar) was designed to assess the teaching of spoken language in Spanish schools and their items of the scale are used to conducted interventions, aimed to improve the communicative repertory of the students. In the present study, we described the adaptation of this scale, used in schools, to use in a familiar context. We constructed two different versions of the scale titled as EVALOF, one short version and self- applied (with 11 items) and a long version (32 items) applied by a observer. The short version was used by 68 families and the long version was used in 14 observations of families. The results obtained with the short version of EVALOF showed that the families are more aware of the difficulty of teaching children to self evaluate their communicative behavior and teaching children to do the synthesis. The two versions of the scale EVALOF can be useful in process of assistance, aiming the improvement of communicative behavior of children, as done in schools, with teachers.

 

Palavras-chave / Keywords

Ensino de língua oral, Instrumento avaliação, Processos de assessoramento, Famílias.

Teaching of oral language, Assessment scale, Âssistance process, families.


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