Escala de avaliação das práticas parentais : controlo e aceitação.

Tania Gaspar Sintra dos Santos, Margarida Gaspar de Matos

Resumo


O objetivo do estudo é propor e validar a Escala de Avaliação de Práticas Parentais. As práticas parentais desempenham um papel importante no desenvolvimento positivo, bem-estar subjetivo e saúde mental global das crianças. Avaliar as práticas parentais é um importante contributo para compreender profundamente este conceito e sua relação com o desenvolvimento das crianças. No estudo participou uma amostra de 2256 pais de 2256 crianças do 5.º ano de escolaridade (48,8%) e do 5.º ano de escolaridade (51,2%), com idade média de 11,58 anos; SD 1,41; variando de 10-16 (48,4% entre 10 e 11 anos de idade e 51,6% 12 anos ou mais); 46,2% era rapazes. Através da Análise de Componentes Principais foram encontradas duas dimensões, uma relacionada ao controlo e outra ligada à aceitação. Os resultados relacionados com as propriedades psicométricas apresentaram valores adequados. Adicionalmente, a validade diferencial e validade concorrente foram analisadas com medidas relacionadas ao bem-estar subjetivo e dimensões do bem-estar subjetivo. O instrumento proposto parece ser adequado para a avaliação de práticas parentais e pode ser útil em diversos contextos, como na psicologia da saúde e em intervenções familiares.


The aim of the study was proposing and validate the Parenting Practices Assessment Scale. Parenting practices play an important role in chilEscala de avaliaçãodren positive development, subjective wellbeing and global mental health. Measure parenting practices it is an important contribute to deeply understand this concept and its relation with children development. Was involved a sample of 2256 parents of 2256 children from 5th grade (48.8%) and 7th grade (51.2%), mean age 11.58 years old; SD 1.41; ranging from 10–16 (48,4% between 10 and 11 years of age and 51,6% 12 years or older); there were 46,2 % boys and 53.8 % girls. Through Principal Component Analyses were found two dimensions, one related to control and another linked to acceptance. Results related to psychometric properties showed adequate values. Additionally, items discriminating validity and concurrent validity were inspected with measures related to subjective wellbeing and dimensions of subjective wellbeing. This instrument seems to be adequate for the measurement Parenting Practices, and can be useful in several contexts, such as health psychology and family interventions.


Palavras-passe / Keywords

Avaliação, Práticas parentais, Bem-estar subjetivo, Crianças, Adolescentes.

Assessment, Parenting practices, Subjective wellbeing, Children, Adolescents.


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