A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar / José-António Carochinho.

José-António Carochinho, Maik Isidoro Lopes

Resumo


A dependência à internet entrou para o capítulo das adições, consequência da superfluidade que dela se faz. Desde a década de noventa do século passado que os investigadores da área das ciências sociais e humanas têm vindo a apontá-la como um problema generalizado entre indivíduos de vários países e nas diversas sociedades, reclamando um olhar diferente relativamente à mesma. Um dos grupos em que as preocupações mais se evidenciam é o dos jovens pelas consequências que acarreta ao nível social (isolamento físico e dificuldade no relacionamento interpessoal), ao nível clínico (cogitação fantasiosa da realidade, cyberbulling) e ao nível Educacional (aprendizagem). O presente estudo visa analisar o fenómeno da dependência à Internet numa escola de cariz militar, para ajuizar sobre a amplitude do mesmo. Nele participaram 174 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade. Foi utilizada a versão portuguesa do Internet Addiction Test (IAT) de Young (1998), a qual apresentou consideráveis propriedades psicométricas: uma estrutura tetra-fatorial interpretável responsáveis por cerca de 55% da variância dos resultados, a par de uma boa consistência interna. Globalmente, os resultados não suscitaram preocupações ao nível da dependência à Internet por parte destes alunos. Neste trabalho discute-se igualmente a importância da prevenção e intervenção da dependência da Internet, bem como a necessidade de alargar o sentido de consciência e informação de todos os pais e educadores para a problemática em análise.


Internet dependence is now part of a broad range of addictions. Ever since the 1990s, investigators of social sciences have addressed it as a common problem among people from different countries and from various societies, claiming the need for a different approach. This concern is more noticeable among young people due to the consequences it brings about socially (physical isolation and interpersonal relationships), clinically (images of reality, cyberbulling) and educationally (learning). The pursuit of this study is the analysis of the phenomenon of Internet addiction at a militar school, in order to establish the magnitude of its impact. The participants are 174 students of both genders, aged between 10 and 19. The Portuguese version of the Young’s Internet Addiction Test (IAT) was used, and showed considerable psychometric properties: the psychometric qualities of the IAT revealed a factorial structure of 4 factors responsible for about 55% of the variance of the results, along with good internal consistency. On the whole, the results have raised no concerns on the level of students’ internet addiction. Nevertheless, it has given us some insight on the importance of prevention and intervention on internet addiction in students, as well as the need to widen the sense of awareness and information of all educators and parents to the problem under consideration.


Palavras-chave / Keywords

Internet, Adição à internet, Dependência à internet, Atividades desenvolvidas online.

Internet, Internet addiction, Internet dependence, Online activities.


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