Análise fatorial confirmatória do kidscreen-52 em uma amostra brasileira. | Confirmatory factor analysis of kidscreen-52 in a brazilian sample.

Cássia Aparecida de Souza Rocha, Maria Geralda Viana Heleno, Daniel Bartholomeu, José Maria Montiel

Resumo


Este estudo objetivou identificar evidencias de validade para o Kidscreen-52 em uma amostra da população Brasileira. Procurou-se ter como base os apontamentos realizados pelos autores do instrumento, especialmente no que tange a estrutura interna do mesmo. Foram participantes deste estudo 348 pessoas, sendo 174 adolescentes e 174 responsáveis e a seleção foi realizada por conveniência. O instrumento utilizado foi o Kidscreen-52. Nos resultados obtidos por meio das análises realizadas é possível observar que estes resultados reafirmam a estrutura fatorial deste instrumento já identificada em inúmeros países incluindo no Brasil. Ainda, a alta concordância na amostra brasileira pode indicar necessidade de adaptação dos itens ou do instrumento. Seguindo tais apontamentos é possível considerar que, novas investigações devem ser conduzidas e que analisem a invariância de parâmetros entre diferentes países, incluindo o Brasil para se obter melhores informações sobre este aspecto.


This study aimed to identify evidence of validity for Kidscreen-52 in a sample of the Brazilian population. It tried to be based on notes made by the authors of the instrument, especially as regards the internal structure of the same. The subjects of this study 348 people, including 174 adolescents and 174 responsible and the selection was done for convenience. The instrument used was the Kidscreen 52. The results obtained through the analyzes can be seen that these results confirm the factorial structure of this instrument already identified in many countries including in Brazil. Yet, the high concordance in the Brazilian sample may indicate the need for adaptation of the items or instrument. Following such notes can be considered that further research should be conducted and to analyze the invariance of parameters between different countries, including Brazil to obtain better information on this aspect.


Palavras-chave / Keywords

Adolescente, Avaliação psicológica, Psicologia educacional, Qualidade de vida.

Teenager, Psychological evaluation, Educational psychology, Quality of life.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt