A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura | The effectiveness of prevention programs in school context: an empirical literature review

Suely de Melo Santana, Margarida Gaspar de Matos, Jorge Negreiros, Celeste Simões

Resumo


O abuso de substâncias é muito comum na adolescência. As intervenções desenvolvidas em meio escolar são consideradas uma abordagem adequada para prevenir o abuso de substâncias nos jovens. Apesar dos avanços conseguidos nas últimas três décadas, a evidência empírica acerca da eficácia dos programas de prevenção em meio escolar é ainda limitada. Este artigo examina os resultados de uma revisão da literatura sobre a avaliação dos programas de prevenção em meio escolar para prevenir o consumo de tabaco, álcool, maconha e outras drogas ilícitas. Com base em revisões sistemáticas, meta-análises e estudos individuais foi identificado um conjunto de características que estão associadas a eficácia de programas de prevenção para adolescentes e jovens. Especificamente, os programas de prevenção eficazes: 1) utilizam estratégias baseadas em conceitos de influência social e competências de vida; 2) envolvem níveis elevados de interatividade; 3) estão organizados em múltiplas sessões; 4) incluem sessões de reforço. As diferenças na eficácia em função do tipo de agente de implementação do programa parecem ser influenciadas por outros fatores como a interatividade. Enunciam-se, por último, algumas limitações da presente revisão da literatura.


Substance use and misuse are very common in adolescence. School-based interventions have proven to be a useful approach to prevent adolescent substance use. Despite the advances made in the last three decades, empirical evidence about the effectiveness of prevention programs in schools is scarce. This article examines the results of a literature review on the evaluation of prevention programs in school environment to prevent the use of tobacco, alcohol, marijuana and other illicit drugs. Based on systematic reviews, metaanalyzes and individual studies was identified a set of characteristics that are associated with the effectiveness of prevention programs for adolescents and youth. Specifically, effective prevention programs: 1) using strategies based on concepts of social influence and life skills; 2) involve high levels of interactivity; 3) are organized into multiple sessions; 4) include booster sessions. The differences in effectiveness depending on the type of agent implementation of the program seem to be influenced by other factors such as interactivity. Finally, some limitations of this literature review are presented.


Palavras-chave / Keywords

Prevenção do abuso de drogas, Intervenções em meio escolar, Eficácia.

Drug abuse prevention, School interventions, Effectiveness.


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