Quem ama acolhe! Mas quem ama devolve? | Who loves welcomes! But who loves returns?

Ariele Faverzani da Luz, Camila Tedesco Tronco, Denise Gelain

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a Psicologia pode contribuir para promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastados por medida de proteção. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, junto ao Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de duas cidades do norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os participantes deste estudo foram duas psicólogas atuantes no serviço e três famílias acolhedoras e seus acolhidos, sendo utilizados como instrumentos para coleta de dados fichas cadastrais das famílias acolhedoras e das crianças e adolescentes, observações e entrevistas semiestruturadas com cada psicóloga e cada família. Posteriormente, as informações foram interpretadas através da análise de conteúdo de Minayo. Os resultados apontam que a Psicologia pode contribuir de diversas formas para promover o acolhimento de crianças e adolescentes e preparar famílias acolhedoras e seus acolhidos para a reintegração na família de origem ou na família substituta. Além disso, os ingredientes próprios da Psicologia proporcionam espaços terapêuticos, acesso aos sentimentos e inquietações, bem como acolhimento e fortalecimento de vínculos entre as famílias acolhedoras e as crianças e adolescentes.


This study aims to identify how psychology can help to promote foster care of children and adolescents removed protection measure. To this end, there was an exploratory qualitative research by the Home Office in Family Cozy two cities in the north of the Rio Grande do Sul State, Brazil. Participants of this study were two psychologists in active service and three host families and welcomed their being used as instruments to collect registration forms data fromhost families and children and adolescents, observations and semi-structured interviews with each and every family psychologist. Later, the information was interpreted by Minayo content analysis. The results show that psychology can contribute in various ways to encourage the reception of children and adolescents and to prepare host families and their hosted for reintegration in the birth family or foster family. Moreover, the very ingredients of psychology provide therapeutic spaces, access to the feelings and concerns, as well as host and strengthening of ties between host families and children and adolescents.


Palavras-chave / Keywords

Psicologia, Crianças e adolescentes, Estrutura familiar, Relações familiares.

Psychology, Children and adolescents, Family structure, Family relations.


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