Aprendizagem socioemocional : a intervenção psicomotora em meio escolar para redução de problemas de comportamento e melhoria das competências académicas

Marília Braga, Diana Pereira, Celeste Simões

Resumo


Este estudo procurou averiguar o impacto de uma intervenção psicomotora como estratégia para a promoção de competências sociais e emocionais em 35 crianças em idade escolar, entre os 6 e os 11 anos. Utilizou-se o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e o Social Skills Rating Scale (SSRS-k6). Os resultados obtidos são indicadores de melhorias significativas ao nível dos problemas de comportamento e hiperatividade segundo a avaliação dos professores e das crianças, bem como ao nível dos comportamentos prosociais mediante a avaliação dos professores e encarregados de educação (p<0.05). Mediante a avaliação dos professores houve ainda melhorias significativas ao nível das habilidades sociais, problemas de comportamento de caráter internalizante e competências académicas (p<0.05). Os resultados parecem suportar o potencial da intervenção psicomotora como estratégia no âmbito da promoção de competências sociais e emocionais junto de populações infantis.


This study aimed to determine the impact of a psychomotor intervention as a strategy to promote social and emotional skills in 35 school children between the ages of 6 and 11 years old. It was used the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and the Social Skills Rating Scale (SSRS-k6). According to the evaluation of the teachers and children, the results are indicative of significant improvements in the behavioural and hyperactivity problems, as well as, the level of prosocial behaviour by evaluating teachers and parents (p<0.05). Through the teacher’s evaluation there were also some significant improvements in social skills, internalizing behaviour problems and academic skills (p<0.05). The results appear to support the potential of psychomotor intervention as a strategy in the promotion of social and emotional skills among child population.


Palavras-chave / Keywords

Crianças em risco, Comportamento social, Intervenção psicomotora, Competências sociais e emocionais, Competência académica.

Children at risk, Social behavior, Psychomotor intervention, Social and emotional skills, Academic competence.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt