Questionário de atitudes e crenças sobre sexualidade e educação sexual (QACSES) para adolescentes : estudos de validação psicométrica | Attitudes and beliefs questionnaire about sexuality and sexual education (ABQSSE) for adolescents: psychometric validation studies

Cristiana Pereira de Carvalho, Maria do Rosário e Moura Pinheiro, José Augusto Gouveia, Duarte Gonçalo Rei Vilar

Resumo


A produção de instrumentos confiáveis que sejam capazes de apoiar a avaliação dos programas de educação sexual, em termos de identificação de atitudes negativas e crenças limitantes acerca da sexualidade, revela-se de grande utilidade para as escolas portuguesas. O objetivo deste estudo consistiu no desenvolvimento do Questionário de Atitudes e Crenças sobre Sexualidade e Educação Sexual (QACSES) e na avaliação das suas características psicométricas. Participaram do estudo 1400 adolescentes portugueses. A análise fatorial exploratória (estudo 1; N=493) permitiu compreender a sua estrutura dimensional e a análise fatorial confirmatória (estudo 2; N=905) o seu refinamento. Realizam-se análises de género, idade e de intercorrelações entre as subescalas (estudo 3; N=1400). O questionário final é composto por uma estrutura tri-dimensional com 17 itens. Dado que o QACSES apresenta boas qualidades psicométricas e anuncia-se como um recurso na avaliação e diagnóstico de crenças e atitudes dos adolescentes, este instrumento pode ser útil para as escolas e organizações que pretendem planear intervenções educativas de prevenção dos comportamentos sexuais de risco e de promoção de comportamentos preventivos.


The production of reliable instruments that are able to support the evaluation of sexual education programs, in terms of identification of negative attitudes and limiting beliefs about sexuality, is of great use for Portuguese schools. The aim of this study was to develop the Attitudes and Beliefs Questionnaire about Sexuality and Sexual Education and to evaluate its psychometric characteristics. This study was composed of 1400 Portuguese adolescents. The exploratory factorial analysis (Study 1; N=493) permitted the comprehension of its dimensional structure and the confirmatory factorial analysis (Study 2; N=905) permitted its refinement. Gender, age and intercorrelations between subscales analyses were conducted (Study 3; N=1400). The final questionnaire consists of a three-dimensional structure with 17 items. Knowing that the ABQSSE has good psychometric qualities and is announced as a resource in the evaluation and diagnosis of adolescents’ beliefs and attitudes, this instrument can be useful for schools and organizations that pretend to plan educational interventions on the prevention of sexual risk behaviours and the promotion of preventive behaviours.


Palavras-chave / Keywords

Atitudes, Crenças, Sexualidade, Adolescentes, Questionário.

Attitudes, Beliefs, Sexuality, Adolescents, Questionnaire.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt