Fatores que contribuem para a formação de uma personalidade psicopática em crianças e adolescentes : uma análise neurológica e social | Factors contributing to the formation of a personality psychopathic in teens:a neurobiological and social analysis

Michelle Popenga Geraim Monteiro

Resumo


Este artigo tem como objetivo abordar as possíveis influências biológicas e sociais na formação do Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) em crianças e adolescentes, promovendo uma discussão entre a psicanálise e a neurobiologia acerca dos fatores que levam ao desenvolvimento do mesmo. Ilustrar também os pontos importantes sobre o diagnóstico e o tratamento nos indivíduos que apresentam tal transtorno, tendo em vista que a neurobiologia leva em conta o fator genético que pode ser tratado com medicamentos para amenizar os sintomas, enquanto para a psicanálise, o transtorno faz parte da estrutura da personalidade do sujeito que se desenvolve em suas relações sociais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do assunto para o seguinte estudo, partindo do ponto que atualmente vê-se crianças e adolescentes em um estado muito agressivo e dissimulado, em ambientes negligentes. Os resultados desta pesquisa apontam para um aprofundamento do tema, pois ainda é pouco explorado e muito complexo.


This article aims to address the possible biological and social influences in the formation of Antisocial Personality Disorder (ASPD) in children and adolescents, promoting a discussion between psychoanalysis and neurobiology of the factors that lead to the development of the same. also illustrate the important points about the diagnosis and treatment in people who have this disorder, considering that the neurobiology takes into account the genetic factor that can be treated with medications to ease the symptoms while for psychoanalysis, the disorder is part the subject’s personality structure that develops in their social relations. We performed a literature search on the subject for the next study, from the point that currently sees children and adolescents in a very aggressive and underhanded state in neglectful environments. The research results point to a topic more deeply, it is still little explored and very complex.


Palavras-chave / Keywords

Psicanálise, Neurobiologia, Criança e adolescente, Transtorno de personalidade antissocial.

Psychoanalysis, Neurobiology, Children and adolescents, Antisocial personality disorder.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt