O fazer : experimentando a fantasia

Katia Regina Monte Faissol, Monica Repsold

Resumo


Este artigo aborda a relação do complexo processo do adolescer com o não menos complexo processo de ensino e aprendizagem no mundo contemporâneo, sob a ótica da intercessão entre a psicologia e a informática educativa, em uma experiência desenvolvida no Colégio Pedro II, escola pública federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A intercessão entre esses dois saberes - psicologia e informática educativa - estimulou a busca de uma maneira que instigasse o interesse dos jovens pelo conhecimento formal, direcionando nossas reflexões e nossos olhares para a disciplina de onde ecoaram nossos questionamentos - Educação Musical.


This paper talks about the complex process of adolescence in relation to the teaching and learning process in the contemporary world, under the scope of the intersection between the fields of Psychology and Computers in Education based on an experience developed at “Colégio Pedro II”, a state school located in city of Rio de Janeiro, Brazil. The interrelation between the two areas of knowledge- psychology and Computers in Education - has motivated the search for a way to stimulate the interest of young learners for formal knowledge, focusing on our reflection and observation on the school subject which has echoed our questioning - Music.


Palavras-chaves / Keywords

Adolescência, Educação musical, Informática educativa, Psicologia.

Adolescence, Music, Psychology, Computers in education.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt