O fenómeno índigo : plano de ações criativas para os pais | The phenomenon indigo: creative action plan for parents

Rosa Schmitz Dias

Resumo


O trabalho sobre o Fenómeno Índigo pretendeu ser um alerta aos Pais e uma contribuição para a Psicologia da Educação. A aceitabilidade dos Pais foi facetada na Aceitação Geral, no Conhecimento, na Consciencialização e na Sensibilidade, e transversalizada pelas Dimensões Fenómeno Índigo, a interrelação e as atitudes dos Pais com seus filhos Índigo, e o comportamento da criança Índigo. Losey (2008), Carrol e Tober (2008), e Virtue (2006) afirmam a importância de consciencializar-nos para orientar os Pais e educadores para esta Nova Humanidade, aflorando novos comportamentos, e exigindo um maior nível psicoeducacional. Utilizou-se um estudo de intervenção com design quasiexperimental que se assumiu como potencial instrumento de trabalho. Testou-se a eficácia de um Plano de Ações Criativas tendo em vista o aumento da Aceitabilidade (AC) dos Pais, em um grupo de 11 Pais – com idade dos 21 aos 65 e com filhos na faixa etária dos 2 aos 12, tendo Questionários com respostas em Escala Likert. Foi observada a Aceitabilidade (AC) de Antes (T1) para Depois (T2) da intervenção, considerando-se as variáveis Gênero dos filhos e Escolaridade dos Pais. Diferenças significativas, tanto para as Facetas como para as Dimensões da Aceitabilidade, foram detetadas. O Plano de Ações Criativas mostrou-se ser um veículo de intervenção eficaz, como facilitador para o aumento da Aceitabilidade e desmitificação do fenómeno Índigo. Os resultados apontam que os Pais estão preocupados com a performance e a formação dos seus filhos Índigo.


This work on the Phenomenon Indigo was intended to be a warning to Parents and a contribution to the Educational Psychology. The acceptability of the parents was faceted in General Acceptance, in Knowledge, in Awareness and Sensibility, and mainstreamed by Dimensions Indigo Phenomenon, the interrelationship and attitudes of parents with their children Indigo, and Indigo child’s behavior. Losey (2008), Carroll and Tober (2008), and Virtue (2006) affirm the importance of awareness to guide parents and educators for this New Humanity emerging new behaviors and requirement e psychoeducational highest level. For this purpose we used an intervention with a quasi-experimental design assumed as a potential tool in the psychoeducational working research. The effectiveness was tested by a Plan of Creative Actions in view of the increasing acceptability (AC) of the Parents, in a group of 11 participants – aged 21 to 65 with children aged from 2 to 12 years old, having as Questionnaires instruments with closed answers in Likert Scale. Acceptability was observed (CA) from before (T1) to After (T2) of the intervention, considering the variables Gender of the children and the Scholarity level of Parents. Significant differences for Acceptability in both facets and dimensions were detected. The Creative Action Plan has proven to be an effective intervention vehicle, as a facilitator for increased acceptability and demystification of the Indigo phenomenon. The results shows that Parents are concerned about the performance and the formation of their children Indigo.


Palavras-chave / Keywords

Fenómeno índigo, Aceitabilidade dos pais, Comportamento da criança índigo, Psicopedagogia da criatividade.

Indigo phenomenon, Acceptability of parents, Indigo children behaviour, Psychopedagogy of creativity.


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