O álcool como mediador do processo criativo | Alcohol as a mediator of the creative process

Sónia Ferreira, Lídia Moutinho

Resumo


O alcoolismo é uma problemática que atinge cada vez mais a nossa sociedade. Frequentemente, o consumo abusivo do álcool é despoletado pelas expectativas positivas, nomeadamente a crença que o álcool desinibe, facilita a expressão de emoções e consequentemente aumenta a criatividade. São vários os casos conhecidos no mundo artístico que recorriam ao álcool como mediador do processo criativo. Vários estudos têm sido realizados para analisar o impacto do álcool no funcionamento intelectual, comportamentos e a criatividade. Procuramos ilustrar com um estudo de caso, a ligação entre o consumo de álcool e a produção artística de um alcoólico, recorrendo à construção da sua história clínica, analisando expectativas e a narrativa perante as suas obras, na alcoolização e na abstinência. A análise deste caso salienta as dificuldades nos alcoólicos em aceder ao seu mundo interno e ao processo simbólico. Realizou-se um estudo exploratório, com 20 utentes da UTRA, com o intuito de analisar a criatividade nesta população. Conclui-se que os dados se encontram na média, comparativamente à população em geral, sendo que 50 % dos que têm atividades lúdico-criativas, recorria ao álcool, durante o processo criativo. Constatou-se que os homens têm maior facilidade na interação laboral, sendo mais recetivos à opinião dos outros. Desta forma, salienta-se a importância de se desenvolver estas competências, sendo disso exemplo o atelier de pintura e o de sabores, dinamizados na Área Dia, da UTRA, recorrendo-se a técnicas que facilitem a introspeção e o apreciar das propriedades hedónicas de novos cocktails.


Alcoholism is a problem that affects more and more our society. Often, alcohol abuse is triggered by positive expectations, namely the belief that alcohol is an inhibitor which facilitates the expression of emotions and hence boost creativity. There are several cases known in the art world that resorted to alcohol as a mediator of the creative process. Several studies have been conducted to analyze the impact of alcohol on intellectual functioning, behavior and creativity. We seek to illustrate with a case study, the link between alcohol consumption and the artistic production of an alcoholic, resorting to the construction of medical history and analyzing expectations and narrative before one’s work in PEI and abstinence. The analysis of this case highlights the difficulties in alcoholics’ access their inner world and the symbolic process. We conducted an exploratory study with 20 users of UTRA, in order to analyze creativity in this population. It concludes that the data are in the middle compared to the general population, and 50% of those recreational and creative activities resorted to alcohol, during the creative process. It was found that men have greater ease in working interaction, being more receptive to the opinions of others. Therefore, it stresses the importance of developing these skills, an example is the painting atelier and flavors, boosted in the Day area, the UTRA, making use of techniques that facilitate insight and appreciate the hedonic properties of new cocktails.


El alcoholismo es un problema que afecta cada vez más a nuestra sociedad. A menudo, el abuso de alcohol es provocado por las expectativas positivas como la creencia de que el alcohol desinhibe y facilita la expresión de las emociones y por lo tanto aumenta la creatividad. Hay varios casos conocidos en el mundo del arte de personas que recurrieron al alcohol como mediador del proceso creativo. Se han realizado varios estudios para analizar el impacto del alcohol en el funcionamiento intelectual, en el comportamiento y la creatividad. Buscamos para ilustrar un caso de estudio, de vínculo entre el consumo de alcohol y la producción artística de un alcohólico. Para esto se fue a recurrir a la construcción de la historia clínica y el análisis de las expectativas y la narrativa antes de sus obras en PEI y la abstinencia. El análisis de este caso pone de manifiesto las dificultades de acceso de los alcohólicos a su mundo interior y a el proceso simbólico. Hemos llevado a cabo un estudio exploratorio con 20 usuarios de UTRA, con el fin de analizar la creatividad en esta población. Llegamos a la conclusión de que los datos están en el medio en comparación con la población general, y el 50% de las actividades recreativas y creativas recurrió al alcohol, durante el proceso creativo. Se encontró que los hombres tienen una mayor facilidad en la interacción de trabajo, al ser más receptivos a las opiniones de los demás. Por lo tanto, hacen hincapié en la importancia de desarrollar estas habilidades, un ejemplo es el taller de pintura y sabores, desarollado en el área de Día, el UTRA, haciendo uso de técnicas que facilitan la introspección y el aprecio por las propiedades hedónicas de nuevos cócteles.


Palavras-chave / Keywords / Palabras-clave

Tratamento, Alcoolismo, Criatividade.

Treatment, Alcoholism, Creativity.

Tratamiento, Alcoholismo, Creatividad.


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