Do agir ao pensar

Clara Castilho, Cristina Cunha, Dolores Gamito

Resumo


Apresentação do projeto desenvolvido durante 4 anos no CENTRO DOUTOR JOÃO DOS SANTOS” e apoiado pela Direção Geral da Saúde. O Projeto teve como objetivo a diminuição das queixas de comportamento em meio escolar, das dificuldades emocionais severas, bem como das dificuldades globais na iniciação à aprendizagem escolar (leitura, escrita, cálculo, nível gráfico), assim como uma melhor integração individual e social em meio escolar. Abrangeu 42 crianças e respetivas famílias. Para além da integração das crianças em grupo pedagógico-terapêutico, foi possível reforçar a intervenção pelas expressões (plásticas, teatro, psicomotricidade, música) e os apoios psicológicos. O impacto foi estudado através de diversos testes (psicológicos, psicomotores, pedagógicos e familiares) e questionários externos aos professores. Verificou-se uma clara evolução global em todas as áreas estudadas. Os resultados vieram reforçar a ideia de que o peso das experiências emocionais nos primeiros anos de vida são determinantes na evolução individual, familiar, escolar e social de cada criança. Foi visível a influência das perturbações familiares nos contextos de vida, constituindo um risco nas queixas de comportamento e aprendizagem apresentadas por muitas crianças. As práticas de intervenção pela pedagogiaterapêutica, reforçadas por atividades lúdico expressivas, fizeram a diferença na evolução das “prestações” destas crianças, como demonstram as avaliações pedagógica, psicológica e psicomotora.


Presentation of the project developed in the DOUTOR JOÃO DOS SANTOS Centre during 4 years and supported by the Direção Geral da Saúde (Directorate-General of Health).The project aimed at decreasing the complaints of school-based behaviour, severe emotional problems, as well as the difficulties in the introduction of global learning (reading, writing, calculation, graphic level) and also a better individual and social integration into the school environment. This project covered 42 children and their families. In addition to the integration of children in educational-therapeutic group, it was possible to strengthen the intervention by expressions (visual arts, theatre, psychomotricity, music) and psychological support. The impact was studied through several tests (psychological, psychomotor, learning and family) and external questionnaires to teachers. There has been a clear overall development in all areas studied. The results obtained reinforce the idea that the weight of emotional experiences in the early years of life is crucial in individual, family, social and school development of each child. It was visible the influence of family disturbance in life contexts, constituting a risk in the complaints of behaviour and learning reported by many children. The intervention practices by therapeutic pedagogy, reinforced by expressive activities, made a difference in the evolution of these children’s behaviours, as demonstrated by the pedagogical, psychological and psychomotor evaluations.


Palavras-chave / Keywords

Saúde mental, Dificuldades nas aprendizagens,Comportamentos agidos, Terapias expressivas.

Mental health, Learning difficulties, Impulsive behaviours, Expressive therapies.


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