Dimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância: uma revisão de estudos

Autores

  • Íris M. Oliveira
  • Maria do Céu Taveira
  • Erik J. Porfeli

Resumo

As crianças envolvem-se em experiências contextuais que sustentam o seu desenvolvimento de carreira. Revisões da literatura em 2005 e 2008 identificaram dimensões-chave de desenvolvimento de carreira na infância e reconheceram a importância dos contextos nesse processo. Este trabalho reviu estudos publicados entre 2008 e 2015, à luz da teoria de sistemas de vida do comportamento e desenvolvimento de carreira. Efetuaram-se pesquisas em seis bases de dados internacionais e reviram-se 55 artigos. A internacionalização deste tema é ilustrada por publicações derivadas de 16 países. Verificou-se que a maioria dos artigos utiliza métodos quantitativos e transversais. Estudos transversais e longitudinais incluem tanto crianças como adolescentes, sugerindo dificuldades de delimitação cronológica destes períodos de vida e necessidade de abordar o desenvolvimento de carreira ao longo do ciclo vital. O conteúdo revisto sugeriu que o sistema intrapessoal é o mais comummente abordado, existindo menos estudos enquadrados nos sistemas social e ambiental-social. Conclui-se que este tema tem despertado interesse internacional, embora necessite ainda de se apoiar num modelo teórico que valorize dimensões e contextos do desenvolvimento de carreira. A teoria de sistemas de vida poderá sustentar estudos futuros longitudinais, contextuais e qualitativos/mistos que informem sobre idiossincrasias no desenvolvimento de carreira na infância e (des)continuidades em processos/resultados de carreira no ciclo vital. Esta perspetiva poderá também apoiar a avaliação ecológica de necessidades de carreira das crianças e práticas de promoção do desenvolvimento de carreira.

Palavras-chave:

Desenvolvimento de carreira, Infância, Sistemas de vida

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Oliveira, Íris M., Taveira, M. do C., & Porfeli, E. J. (2017). Dimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância: uma revisão de estudos. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 7(1-2), 13–29. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2394

Edição

Secção

1 Parte | Volume 7 - Número 1