Famílias em risco psicossocial: desafios para a avaliação e intervenção

Autores

  • Cristina Nunes
  • Lara Ayala-Nunes

Resumo

As famílias em risco psicossocial enfrentam graves problemas, vivem em contextos carentes de recursos e acumulam múltiplos acontecimentos de vida stressantes. Estas circunstâncias pessoais e contextuais dificultam ou limitam as suas competências parentais, comprometendo a sua capacidade para exercer uma parentalidade adequada e o desenvolvimento dos seus filhos. Neste estudo foram analisadas as características de 209 famílias em situação de risco psicossocial no Algarve. Utilizámos a entrevista estruturada de Apoio Social de Arizona, a escala de Apoio Social para Situações Vitais Estressantes, a Escala de Competências Parentais Percebidas, o Inventário de Situações Estressantes e de Risco e um questionário de dados sociodemográficos. Observámos uma elevada precariedade económica e laboral e um nível educativo muito baixo. Os participantes sofreram nos últimos três anos um número importante de acontecimentos de vida estressantes com elevado impacto emocional. Quanto à rede de apoio social, relataram maiores necessidades emocionais do que tangíveis ou informativas. Os profissionais das instituições foram mencionados como fontes de apoio em raras ocasiões. No entanto, devem destacar-se alguns pontos fortes que podemos considerar características protetoras, tais como um sentimento moderado de eficácia e satisfação com o papel parental, o tamanho da rede social de apoio, a estrutura, estabilidade e tamanho médio das famílias.

São discutidas as principais necessidades de apoio e as áreas de intervenção a serem tomadas em consideração pelos profissionais.

Palavras-chave:

Família, Risco psicossocial, Parentalidade, Preservação familiar, Infância

Downloads

Publicado

2015-01-30

Como Citar

Nunes, C., & Ayala-Nunes, L. (2015). Famílias em risco psicossocial: desafios para a avaliação e intervenção. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 6(1), 95–107. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/1973

Edição

Secção

Artigos