A vivência da criança face à doença mental de um dos pais: intervenção em terapia familiar.

Autores

  • Sandra Teixeira

Resumo

A doença mental é um dos acontecimentos de vida mais perturbadores que uma família pode experienciar. Compreender e tratar a doença mental fora do contexto familiar é negar que a doença leva a alterações profundas no sistema familiar. No trabalho com uma população infantil/ adolescente e suas famílias, constata-se que, em muitas delas, existe história de doença mental de um dos pais. Muitas vezes, os pais procuram esconder as doenças aos filhos, como se estes não se apercebessem do seu sofrimento, interpretando-o como se de uma doença fatal se tratasse, surgindo fortes receios de perda/morte do seu progenitor doente. Dependendo da sua idade e do seu desenvolvimento cognitivo e emocional os filhos criam interpretações próprias sobre a doença e, por vezes, põem em causa o amor dos pais por eles, por se sentirem “abandonados”. Expressam a sua incompreensão relativamente aos comportamentos dos pais (tristeza profunda, agressividade, imprevisibilidade, negligência …), chegando a temê-los ou a responsabilizarem-se pelos mesmos.

A terapia familiar é um aporte fundamental na intervenção, permitindo que a família se adapte a uma nova realidade e encontre um novo equilíbrio. Para além da compreensão dos padrões relacionais e de ajudar a família a encontrar estratégias para lidar com os comportamentos do doente, é essencial trabalhar a relação pai doente-filhos, o significado que os filhos atribuem à doença mental, os novos papéis que assumem na família e a construção de novas narrativas da doença mental.

Palavras-chave:

Doença mental, Infância, Adolescência, Relação pais-filhos, Terapia familiar

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

Teixeira, S. (2015). A vivência da criança face à doença mental de um dos pais: intervenção em terapia familiar. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 6(1), 73–82. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/1971

Edição

Secção

Artigos