A relação entre a educação física e o rendimento académico dos adolescentes: uma revisão sistemática

Autores

  • Miguel Peralta
  • Íris Maurício
  • Miguel Lopes
  • Sara Costa
  • Hugo Sarmento
  • Adilson Marques

Resumo

Compreender a relação entre a Educação Física e o rendimento académico é importante para o desenvolvimento de políticas educativas mais fundamentadas com o objectivo de melhorar o desempenho académico dos estudantes. Objectivo: O objectivo desta revisão foi fazer uma síntese dos estudos que abordam a relação entre a Educação Física e o rendimento académico dos jovens. Método: Os estudos foram identificados através de uma pesquisa em 8 bases de dados (EBSCO, Web of Science, Dialnet, Health Reference Center Academic, MEDLINE, OneFile, Taylor & Francis Online e Wiley Online Library) utilizando como termos de pesquisa academic achievement, academic learning, academic performance e physical education. Os estudos identificados (n=28) foram classificados em incluídos (n=8) e rejeitados (n=20). Os estudos incluídos foram lidos e analisados de acordo com o objectivo do estudo, a revisão da relação entre a EF e o rendimento académico, e foram levantados todos os resultados e conclusões relevantes. Resultados: A maioria dos estudos incluídos concluíram que existe uma relação positiva entre a Educação Física e o rendimento académico dos alunos. Para os rapazes, dois estudos consideraram neutra esta relação, enquanto para as raparigas apenas um estudo considerou a relação neutra. Conclusão: Existem benefícios para o rendimento académico dos alunos quando participam nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave:

Educação física, Rendimento académico, Estudantes, Escola

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Publicado

2015-01-06

Como Citar

Peralta, M., Maurício, Íris, Lopes, M., Costa, S., Sarmento, H., & Marques, A. (2015). A relação entre a educação física e o rendimento académico dos adolescentes: uma revisão sistemática. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 5(2), 129–137. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/1875

Edição

Secção

Artigos