Projecto refazer: uma reflexão da reprovação a partir do olhar do aluno

Autores

  • Katia Regina Monte Faissol
  • Maria Cristina Bastos

Resumo

A preocupação com o fracasso escolar não parece ser atual. Há muito que vem sendo motivo de estudo e investigação. Na tentativa de entendimento da questão, a pedagogia e a psicologia se alternam nas explicações e formas de atuação, tentando dar conta de algo que tanto preocupa o universo escolar.No Colégio Pedro II (Escola Pública Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil), o SESOP (Serviço de Supervisão e Orientação Pedagógica) do Campus Humaitá II (um dos 14 Campi que o Colégio possui no Estado) tem trabalhado a questão, oferecendo aos alunos a participação em um Projeto – REFAZER – criado em 2007, para dirimir um pouco a angústia dos mesmos e de seus familiares diante do fracasso escolar, possibilitando, assim, uma reinserção do aluno no campo do saber. A compreensão do conceito de motivação é fundamental, pois é justamente em suas tênues fronteiras que o jovem irá buscar seu caminho em direção à Educação formal. O Refazer se propõe a incentivar o jovem a buscar subsídios para lidar com a reprovação e restabelecer sua motivação para o enfrentamento dos desafios do ano letivo iniciado.

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Motivação, Reinserção

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

Faissol, K. R. M., & Bastos, M. C. (2014). Projecto refazer: uma reflexão da reprovação a partir do olhar do aluno. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 5(1), 201–210. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/1132