A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno: a transição entre níveis de ensino

Autores

  • Francisco Ramos Leitão
  • Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória

Resumo

O presente estudo analisa a forma como a percepção dos alunos e dos docentes sobre o apoio e suporte proporcionado pelos professores, evolui ao longo dos diferentes níveis de ensino. A amostra é constituída por 704 professores (do pré-escolar ao ensino secundário) e por 1908 alunos (do primeiro ciclo ao ensino secundário). Investigações anteriores, particularmente nos escalões etários entre os 5/7 anos e os 9/10 anos, concluíram por uma quebra abrupta e negativa na percepção dos alunos sobre o apoio prestado pelos docentes. Estes primeiros estudos foram criticados por não terem levado em consideração mudanças comportamentais relacionadas com as várias fases do desenvolvimento. Os dados do nosso estudo, que abrange alunos e professores de todos os níveis de ensino, apontam não para uma quebra abrupta na percepção dos alunos, mas para uma declínio lento e gradual que é acompanhado por uma curva evolutiva praticamente idêntica na percepção dos docentes. Estas curvas evolutivas poderão dever-se não apenas a mudanças no envolvimento educativo ou a mudanças comportamentais próprias de determinadas fases do desenvolvimento, como a adolescência, mas fundamentalmente a uma dificuldade crescente em a escola ajustar as respostas educativas que proporciona, particularmente o apoio educativo e académico, às expectativas, necessidades e mudanças desenvolvimentais dos seus alunos. Para melhor compreender a evolução destes processos interactivos e seu impacto na qualidade do processo educativo, importa alargar estas análises a outras dimensões da relação pedagógica, nomeadamente a interacção aluno-aluno, a relação professor-professor, os processos de negociação no contexto da  ala de aula e a meta-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

Leitão, F. R., & Bilimória, H. C. da R. V. F. (2014). A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno: a transição entre níveis de ensino. Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente, 5(1), 73–91. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/1126