Políticas Editoriais

Âmbito

A "Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente" é uma revista científica multidisciplinar que procura publicar resultados de novas pesquisas e intervenções no âmbito da Psicologia e ciências relacionadas, nestes grupos etários. Funciona como uma forma de divulgação da investigação e prática de diversos temas actuais e de elevada pertinência na área científica da Psicologia da Criança e do Adolescente. É um fórum de encontro e discussão da experiência, ideias e investigação científica fundamentais para o desenvolvimento profissional de psicólogos, docentes, investigadores e outros profissionais, assim como discentes.

A revista envolve e integra várias abordagens e quadros teóricos, incidindo essencialmente numa perspectiva desenvolvimental e ecológica. Procura artigos originais, artigos de revisão, artigos de investigação aplicada, cartas ao editor, comentários e ainda estudos de casos nas várias áreas da Psicologia: saúde, clínica, educacional, trabalho, organizações, criminal, entre outras que trabalhem com ou estejam envolvidas com o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.

Este periódico, assumindo-se como uma revista multidiciplinar e interdisciplinar, promove a diversidade, a internacionalidade e a qualidade, o que se reflecte na aceitação de artigos de temáticas e abordagens associadas a diversas linhas de investigação e intervenção. Recebe artigos científicos em quatro línguas: português, espanhol, inglês e francês.
A revista contempla, também, trabalhos relacionados com a intervenção, desde que devidamente fundamentada e avaliada, assim como, possui espaço para resumos de dissertações e teses.

De modo a promover e a manter a qualidade científica dos artigos e demais colaborações, contamos com um conselho científico de investigadores nacionais e estrangeiros, especializados directamente ou indirectamente na área da Psicologia da Criança e do Adolescente e noutras áreas associadas. O  conselho científico realizará a revisão cega entre pares dos trabalhos submetidos e dará o seu parecer.
Esta revista é editada pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa, com uma periodicidade semestral, e publica fascículos com perfil genérico e, periodicamente, com carácter temático.

A "Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente" pode ser adquirida através de assinatura ou mediante aquisição avulsa, e pretende estabelecer um sistema de permuta com revistas nacionais e estrangeiras.

 

Políticas de Secção

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Submissão de artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Estudos empíricos / Empirical studies

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Estudos de caso / Case studies

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Ensaios e projectos / Essays and projects

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelo editor. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis pela "Revista Psicologia da Criança e do Adolescente" serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer.

Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades:

  • aceitação integral;
  • aceitação com reformulações;
  • recusa integral. Em qualquer desses casos, o autor será comunicado.

Para efetivar a publicação é necessário, ainda, que todas as alterações realizadas pelos) autores), sejam discriminadas, informadas/destacadas no texto revisado, que deve ser enviado por email.

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.

  • A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.

 

Periodicidade

A RPCA é publicada duas vezes por ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Publicidade

A revista aceita planos de publicidade (vide página web vocacionada).