José António Jorge Pinto, vida e obra

António Francisco Arruda de Melo Cota Fevereiro

Resumo


O gosto pelas épocas passadas e o desenvolvimento tecnológico oitocentistas abriram caminho para novas abordagens estilísticas. Dando origem, a partir de 1890, ao movimento Arte Nova.

O movimento Arte Nova teve como principais centros de difusão a França, a Bélgica, a Alemanha e a Áustria. Noutros países europeus o movimento teve uma expressão muito particular, como em Portugal. Efetivamente, no final do século XIX, aparecem as primeiras referências Arte Nova realizadas no nosso país. A partir de 1900 ganhará relevo através da arquitectura, do mobiliário, da decoração, do design, do grafismo e da cerâmica, entre outras criações.

Na mesma época é debatida a questão da casa à portugueza, que também terá importância a partir da mesma data. As duas correntes fundem-se ou expressam-se singularmente. Outro fator que importa realçar são as fontes de inspiração estrangeiras, as quais foram reinterpretadas de forma inovadora pelos nossos criadores em diversas áreas artísticas.

Todas estas fontes de inspiração foram desenvolvidas no trabalho de alguns pintores. Os quais tinham formação académica mas, enveredaram pela difícil arte da cerâmica. De entre eles destaca-se o pintor José António Jorge Pinto, cujo trabalho é expressivo do período Arte Nova. Este artista soube reinterpretar, de forma original, várias influências estrangeiras e fundiu-as com a cultura portuguesa. Visível nos motivos estilizados em azulejo, sendo este recurso um dos mais reconhecidos da cultura portuguesa.


The nineteenth century technological development and historical revivals gave way to new stylistic approaches. Originating the Art Nouveau movement after 1890.

The main Art Nouveau radiating centers were in France, Belgium, Germany and Austria. In other European countries the movement had a very particular approach, like in Portugal. The first Art Nouveau references in our country are dated from the late nineteenth century. It had a relevant influence on architecture, furniture, decoration, design, graphic design and ceramics, among other creations after 1900.

At the same time the casa à portugueza (Portuguese style house) question aroused some debate and gained importance. The two artistic trends mixed or were expressed individually. Another important point to stress out is the reinterpretation of foreign works by our artists in various creations.

The work developed by some painters was inspired in these two movements. Most of them had academic apprenticeship in oil painting and learned the difficult art to paint on ceramics. Among them stands out the impressive work by painter José António Jorge Pinto during the Art Nouveau period. In an original way he wisely combined foreign influences with his native culture. Which can be admired in the stylized motifs in tile, this resourceful ceramic material is recognized as one of Portugal best known cultural feature.


Palavras-chave / Keywords

Arte Nova, Azulejo, Inovação, Modernidade, Intemporalidade.

Art Nouveau, Tile, Innovation, Modernity, Timelessness.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt