Do significado e significantes no universo do património à dinâmica de auto verificação da sua qualidade

Autores

  • Jorge Ferreira Barbosa

Resumo

O valor e qualidade do património inscrita nas “crónicas de pedra” do(s) lugar(s) onde está aferida a autenticidade e essência da sua qualidade substantiva, inserese na atitude que corrobora a interpretação, entendimento e justificação dos seus significados e significantes. Emerge da reflexão dos seus elementos fundamentais para entender e sentir o património, desde a escala da Paisagem, do Território da Arquitetura até às pessoas… É confinada na articulação convergente dos pontos em síntese, os quais designo como: os quatro grupos e seus pontos concorrentes para uma valia patrimonial. Estes abarcam; a lógica, a forma e a função, as emoções e os sentidos, a harmonia e o valor, com os seus subpontos conferindo-lhes um carácter substantivo. Da singularidade à tipificação de uma valia patrimonial de um centro histórico é elaborada uma exposição refletiva neste artigo, corroborada por uma nova sustentabilidade dinâmica que na sua essência requer o seguinte: a verificação (V), a continuidade (C), a renovação (R), com uma dinâmica motriz (D) para um entendimento, em processo contínuo, do valor e qualidade do património de um lugar.

Palavras-chave:

Significado e significantes, Valor, Valia patrimonial

Referências

ALONSO IBAÑEZ, M.ª del R.; El Patrimonio Histórico. Destino Público y Valor Cultural, Madrid, Ed: Civitas-Universidad de Oviedo, 1992.

BONFANTI, E.; “Arquitectura para los centros históricos”, Architectura razionale, Madrid, Ed: Alianza, 1979.

CHING, Francis; Arquitetura: Forma, Espacio y Orden; Ed.: GG/México, 1989.

CHOAY, Françoise; A Alegoria do Património, Ed.: 70, Lisboa, 2000. Título original: L`Allégorie du Patrimoine, Éditions du Seuil, Paris, 1982, 1996 e 1999.

CHOAY, Françoise, Sept propositions sur le concept d`authenticité, Nara, Conference on Authenticity, Japan, 1994.

MONTEIRO, José Chartres; A Arquitetura da Cidade, 2ª tradução, Ed.: Cosmos, Lisboa, 2001.

Norberg-Schulz, Christian; Genius Loci, Paesaggio, Ambiente, Architecttura, Electa, Milão, 1979.

Norberg-Schulz, Christian; Luogo e identità, em Centro Storico, Restauro o Progetto, La Casa Usher-Fundazione Michelucci, Florença, 1987.

ROSSI, A.; A Arquitectura da Cidade Lisboa, Ed.: Cosmos, 1977.

SAMARAN, C.; L´Histoire et ses méthodes, Gallimard, “Pléiade“ , 1961. J. Le Goff, La Nouvelle Histoire, Complexe, reed. 1988. C. Carbonnel, L´Historiographie PUF, 5.ª Ed., 1995.

SEMPER, Gottfried; The Four Elements of Architecture and Other Writings. Trans.

Harry F. Mallgrave and Wolfgang Herrmann, Cambridge, 1989.

SIMMEL, G.; La tragedie de la culture et autres essais, Paris, Rivages, 1988.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Barbosa, J. F. (2017). Do significado e significantes no universo do património à dinâmica de auto verificação da sua qualidade. Revista Arquitectura Lusíada, (8), 5–19. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/2459

Edição

Secção

Artigos