Daciano da Costa: um caso de estudo sobre a importância do ensino de desenho em arquitectura e em design

Autores

  • Ana Moreira da Silva Docente na área de Desenho na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa desde 1987.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo dar a conhecer o pensamento de Daciano da Costa (1930-2005) sobre a importância que conferiu ao Desenho, ao longo da sua carreira docente e da sua prática profissional como figura de referência no Design português durante o século XX.

A ação pedagógica de Daciano no ensino de Desenho demonstra a importância que lhe atribuía, tanto no ensino como na prática da Arquitetura e do Design, enfatizando as características operativas do Desenho dentro do processo conceptual.

A importância do Desenho reveste-se de um amplo sentido, conferindo ao ato de desenhar a capacidade de se constituir como meio de múltiplos recursos para a prática da Arquitetura e do Design.

Constatamos que esta importância atribuída ao Desenho por Daciano da Costa é igualmente partilhada e confirmada por outros designers, arquitetos e docentes nestas áreas.

Concluímos também sobre a multiplicidade e vitalidade do Desenho como fundamento do processo conceptual o que lhe confere uma permanente atualidade no ensino em Arquitetura e em Design.

Palavras-chave:

Arquitectura, Design, Desenho, Daciano da Costa, Ensino de desenho

Biografia Autor

Ana Moreira da Silva, Docente na área de Desenho na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa desde 1987.

Licenciada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde também concluiu uma Pós-Graduação em Conservação e Recuperação de Edifícios e Monumentos;
Docente na área de Desenho na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa desde 1987; Mestre em Teoria da Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa possui também o Curso de Estudos Avançados em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; Está a desenvolver um Doutoramento em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa;
Investigadora no CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design na FA/UTL;
Tem apresentado várias comunicações em congressos e conferências internacionais sobre as suas áreas de investigação, tendo publicado um livro sobre o Desenho como fundamento do processo conceptual em Arquitetura, para além de diversos artigos em revistas científicas.

Referências

Daciano da Costa Designer, Catálogo da Exposição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2001. pp 23-24, 29 e 85.

SCHÖN, Donald, Educating the Reflective Practitioner, Toward a New Design for Teaching and Learning in the Professions, Jossey-Bass Inc. Publishers, San Francisco USA, 1998. pp 82 e 43.

COSTA, Daciano, Design e Mal-Estar, Centro Português de Design, Lisboa, 1998. pp 82, 42, 39, e 41.

Anuário do Centro Português de Design, Design é Tudo, Centro Português de Design, Lisboa, 1999. p 13.

MANZINI, Ezio, A Matéria da Invenção, CPD, Lisboa, 1993. (introdução).

LAWSON, Bryan, How Designers Think – The Designers Process Demystified, Elsevier Architectural Press, Oxford, 1995. p 6.

MALDONADO, Paulo, Design: Uma Visão Estratégica, Dissertação de Mestrado em Design, Faculdade de Arquitectura da UP, Porto, 1997. p 11.

MUNARI, Bruno, Das Coisas Nascem Coisas, Edições 70, Lisboa, 1993. p. 67.

LAWSON, Bryan, What Designers Know, Elsevier Architectural Press, Oxford, 2004. pp. 31 e 32.

Desenho Projecto de Desenho, Catálogo da Exposição, Ministério da Cultura, Instituto de Arte Contemporânea, 2002, pp. 31 e 37.

UNALI, Maurizio, Il Disegno di Progetto, Gangemi Editore, Roma, 1993, p. 112.

RODRIGUES, Ana L. Madeira, Ensaios nas Margens do Futuro, Editorial Estampa, Lisboa, 2007, p. 85.

ROBBINS, Edward, Why Architects Draw, MIT Press, Cambridge, Massachusetts, 1997, p. 157.

VIEIRA; Joaquim, O Desenho e o Projecto são o Mesmo? Outros Textos de Desenho, FAUP Publicações, Porto, 1995, pp. 94-96.

SPENCER, Jorge, Aspectos Heurísticos do Desenho de Estudo no Processo de Concepção em Arquitectura, Tese de Doutoramento, Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, 2000, p. 6.

GREGOTTI, Vittorio, Il Territorio dell’Architettura, ed. Feltrinelli, Milano, 1966, p. 27.

GEORGE, Frederico, Considerações sobre o Ensino da Arquitectura, Editorial Minerva, Lisboa, 1964.

TAÍNHA, Manuel, Textos do Arquitecto, Estar Editora, Lisboa, 2000. p 42.

BAEZA, Alberto Campo, A Ideia Construída, 3ª edição, Caleidoscópio, Lisboa, 2009. p 41.

SILVA, Ana Moreira da, De Sansedoni a Vasari: o Desenho como fundamento do processo conceptual em Arquitectura, Universidade Lusíada Editora, Lisboa, 2010. p 101.

Anuário do Centro Português de Design, Design é Tudo, Centro Português de Design, Lisboa, 1999. p 134.

Downloads

Publicado

2013-10-03

Como Citar

Silva, A. M. da. (2013). Daciano da Costa: um caso de estudo sobre a importância do ensino de desenho em arquitectura e em design. Revista Arquitectura Lusíada, (2), 115–122. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/245

Edição

Secção

Artigos