Casas a norte: as HE (habitações económicas- Federação de Caixas de Previdência) num processo de continuidade

Autores

  • Maria Tavares Grupo I&D Atlas da Casa, CEAU, FAUP | FCT.

Resumo

No momento em que se estima o deficit de habitação em Portugal, em 460 milhares, dos quais 150 mil de carácter urgente, despoletando a necessidade de se reverem os programas do habitar dirigidos ao maior número, as Habitações Económicas – Federação de Caixas de Previdência (HE), iniciam em 1947 e ao longo de 25 anos, um vasto trabalho não só de financiamento e promoção do projeto e construção de «Casas de Renda Económica», mas também de aprofundamento e discussão teórica sobre a temática do habitar, revisitando outras experiências, pensamentos e campos disciplinares, propondo novas formas de habitar e cobrindo todo o território nacional.

Focamos essencialmente a ação Norte, como um processo de continuidade do trabalho feito em Lisboa, onde se acrescenta o amadurecimento de uma prática contextualizada e motivada por diferentes hábitos e culturas.

Referências

Iº Congresso Nacional de Arquitectura [edição fac-similada], Lisboa, edição Ordem dos Arquitectos, 2008.

Habitações Económicas – Federação de Caxias de Previdência, Colectânea de Estudos de

Habitação, Publicação de Circulação Restrita, nº 9, Outubro 1963.

LACERDA, Nuno, Projecto e Modos de Habitar, Dissertação de Doutoramento, FAUP, Abril 2008.

O Primeiro de Janeiro, 26 Fevereiro, 1950.

“O racionalismo, o movimento orgânico e a arquitectura de mercado”, Tendências da Arquitectura Portuguesa, Lisboa, 1987.

PEREIRA, Nuno Teotónio, Escritos (1947-1996, selecção), Porto, FAUP publicações, 1996.

PEREIRA, Nuno Teotónio, “Um testemunho pessoal”, Arquitectura e Cidadania, Atelier Nuno Teotónio Pereira, Lisboa, Quimera Editores, 2004.

PEREIRA, Raul da Silva, Problemática da Habitação em Portugal, Separata da revista Análise Social, n.º 1 e 2. Lisboa, 1963.

“Porto: Unidade Residencial de Ramalde (1953-60)”, Arquitectura n.º 71, Lisboa, 1961.

TAVARES, Domingos, Francisco Farinhas, Realismo Moderno, Maia, Edição Dafne Editora, 2008.

TAVARES, Domingos, “Os Anos do Inquérito”, In António Meneres: dos anos do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, Porto, edições FAUP, 2006.

TAVARES, Maria, “Federação de Caixas de Previdência – Habitações Económicas, Um Percurso na História da Arquitectura da Habitação em Portugal”, Dissertação de Mestrado, FAUTL, 2003.

TOSTÕES, Ana, Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50, Porto, FAUP publicações, 1997.

VASCONCELOS, Diana da Silva, O Bairro de Ramalde de Fernando Távora, Um Bairro Moderno no Porto, Dissertação de Mestrado Integrado, FAUP, 2009.

Downloads

Publicado

2013-10-03

Como Citar

Tavares, M. (2013). Casas a norte: as HE (habitações económicas- Federação de Caixas de Previdência) num processo de continuidade. Revista Arquitectura Lusíada, (2), 77–88. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/241

Edição

Secção

Artigos