Interiores que comunicam: o design de exposição de Rafael Bordalo Pinheiro

Autores

  • Catarina Ferreira Carreto Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa
  • Rui Filipe Carreto Faculdade de Arquitectura e Artes, Universidade Lusíada Norte

Resumo

A necessidade de uma comunicação adequada é essencial no que concerne à transmissão e fruição de uma exposição. O design, como disciplina multidisciplinar, possui as ferramentas teóricas e práticas necessárias para o cumprimento desse pressuposto. Com este trabalho pretendemos destacar uma abordagem teórica sobre a exposição, ressaltando a importância dos conteúdos tridimensionais, no seu entendimento como veículo de comunicação. Apontase para a necessidade de desenvolvimento de uma teorização acerca do design expositivo como instância de fundamentação para a teoria comunicacional. Com este artigo, propomos uma análise crítica de estratégias para reconhecimento de mensagens presentes nas exposições, através das linguagens gráficas dos espaços e dos objectos que contextualizam o tema, focalizando no caso do Pavilhão Português da Exposição Universal de 1889 de Rafael Bordalo Pinheiro.

Palavras-chave:

Design, Comunicação, Exposições, Espaço, Objectos

Biografias Autor

Catarina Ferreira Carreto, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa

Designer de interiores e equipamento. Terminou em 2007 a Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento no Instituto Politécnico de Castelo Branco e, desde então, dedica-se ao estudo e à investigação no âmbito do Design, concluindo em 2011 o curso de Estudos Avançados em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Actualmente, encontra-se a desenvolver o seu doutoramento na área do Design de Interiores e das Novas Museografias. Paralelamente desenvolve projectos de Design de Interiores e de Design de Equipamento, com o tema “Design para a democratização do consumo cultural: Loja do Museu”. Tem apresentado várias comunicações em congressos e conferências internacionais sobre as suas áreas de investigação e paralelamente desenvolve projectos de Design de Interiores e de Design de Equipamento.

Rui Filipe Carreto, Faculdade de Arquitectura e Artes, Universidade Lusíada Norte

Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciatura e bacharelato em Design de Interiores/Artes Decorativas pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Actualmente lecciona no curso de Design da Universidade Lusíada Norte e Design de Comunicação no ISMT. Foi docente no curso de Tecnologias e Design de Mobiliário do IPV e no curso de Design de Interiores e Equipamento IPCb. Tem apresentado várias comunicações em congressos e conferências internacionais sobre varias áreas de investigação em Design. Responsável por várias exposições, destacando-se a curadoria da exposição “O design possível, Eduardo Afonso Dias: 50 anos de profissão” no MUDE. Inaugurou em 2002 a empresa R. Filipe C. – Design Lda. desenvolvendo actividade profissional até 2008.

Referências

BELCHER, Michael – Organización y diseño de exposiciones: Su relación con el museo.

Gijón: Ediciones Trea, 1997.

BLANCO, Ángela G. – La Exposición: Um medio de comunicación. Madrid: Ediciones Akal,

DERNIE, David – Espacios de Exposición. Barcelona: Blume, 2006.

FERNÁNDEZ, Luís A. & Fernández, Isabel G.. Diseño de Exposiciones: concepto, instalación

y montaje. Madrid: Alianza Editorial, 2007.

HERNÁNDEZ, Francisca H. – Manual de Museología. Madrid: Editorial Síntesis, 2008.

HUGHES, Philip – Exhibition Design. London: Laurence King, 2010.

LOCKER, Pam – Diseño de exposiciones. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2011.

MUNARI, Bruno – Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70, 1982.

PESAVENTO, Sandra J. – Exposições Universais: Espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

RICO, Juan C. – La exposición comercial: Tiendas y escaparatismo, stands y ferias, grandes almacenes y superficies. Gijón: Editorial Trea, 2005.

SOUTO, Maria H. – História do Design em Portugal I: Reflexões. Lisboa: IADE Edições, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Como Citar

Carreto, C. F., & Carreto, R. F. (2016). Interiores que comunicam: o design de exposição de Rafael Bordalo Pinheiro. Revista Arquitectura Lusíada, (7), 5–19. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/2326

Edição

Secção

Artigos