Arquitectura e obra de arte em Carlo Scarpa

Alcino Ferreira, Carlos Vicente

Resumo


Carlo Scarpa, arquitecto, confunde-se com Veneza. Mas a síntese da sua existência reside em San Vito di Altivole no Complexo Monumental Brion, Tomba Brion. Aqui se explicita tudo o que antes, na sua arquitectura, era anunciado: a sua visão do mundo, a sua intimidade e a sua palavra. Três dimensões, uma única realidade. A percepção, a história e a expressão são três perspectivas para olhar a Tomba Brion, deflagração da autenticidade de um homem que para escrever desenhava.

 

Carlo Scarpa, the architect, is present in the entire Venice. But the synthesis of his existence lies in San Vito di Altivole, the Monumental Complex Brion, Tomba Brion. Here one can find explicitly everything that was announced in his architecture: his worldview, his intimacy, and his word. Three dimensions, a single reality: perception, history and speech are three perspectives to look at Tomba Brion, the outbreak of the authenticity of a man whose writing was in the form of drawing.

 

Palavras-chave / Keywords

Percepção, História, Expressão, Invisível, Sentir, Silêncio.

Perception, History, Expression, Invisible, Feel, Silence.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt