Elias Sebastião Poppe - obra documentada

Autores

  • Horácio Bonifácio

Resumo

Elias Sebastian Poppe foi um arquiteto e engenheiro militar activo em Portugal durante o século XVIII.

Poppe trabalhou em importantes projetos, no centro de Lisboa ( Baixa ) após o terramoto de 1755, mas também desempenhou um papel importante, no tempo, como medidor e realizando levantamentos urbanos e arquitetónicos.

Foi também responsável por trabalhos na área da arquitectura civil, nomeadamente na Igreja de Ourém.

O artigo agora apresentado foi escrito usando um documento original encontrado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa), que documenta todo o trabalho de Poppe feito para o Estado e que era até agora praticamente desconhecido.

Palavras-chave:

Arquitectura, Engenharia, Terramoto, Projecto, Medição, Vistoria

Biografia Autor

Horácio Bonifácio

Horácio Manuel Pereira Bonifácio nasceu em 1951. É Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutorado em Arquitectura (especialidade História da Arquitectura), pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com uma Tese sobre os arquitectos portugueses da 1º metade do séc. XVIII. Foi docente da Faculdade de Arquitectura da UTL desde 1978, até 2011. Desde 1993 é Professor Catedrático, da área de Teoria e História da Arquitectura na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa. Leccionou, também, na Universidade Lusíada do Porto. É investigador integrado no Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), da Universidade Lusíada, coordenando um a linha de Investigação na área de Teoria e História Tem participado em diversos congressos e reuniões científicas em Portugal e no estrangeiro. Tem vários trabalhos publicados na área da História da Arquitectura portuguesa dos séculos XVI, XVII e XVIII, dedicando maioritariamente a sua investigação à temática do Barroco e particularmente à questão da formação e actividade profissional dos arquitectos daquela época. Desempenhou funções de gestão na Faculdade de Arquitectura e é actualmente Director da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa.

Referências

FRANÇA, José Augusto (imp. 1987) - Lisboa pombalina e o Iluminismo. 3.ª ed., revista e actualizada. Venda Nova : Bertrand.

POPPE, Elias Sebastião (1734) - Elementos das mathematicas ou principios gerais de todas as sciencias que tem por objecto a grandª em geral [Manuscrito]. [16] f., 480 p. Acessível na Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. COD. 5659.

PORTUGAL. Ministério do Reino (1783) - Negócios militares: decretamentos de serviços, maço 84 [Manuscrito]. 1 maço de papel. Acessível no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Ministério do Reino, Decretamentos de Serviços, mç. 84.

VASCONCELOS, Flórido Teles de Menezes e (1955) - Carlos Mardel: elementos para a história da arquitectura portuguesa do séc. XVIII. Lisboa : [s.n.]. 115 f. Trabalho final da licenciatura em Ciências Históricas e Filosóficas apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Acessível na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

Bonifácio, H. (2015). Elias Sebastião Poppe - obra documentada. Revista Arquitectura Lusíada, (6), 97–104. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/2011

Edição

Secção

Artigos