O mundo invisível da nanotecnologia: seus impactos na arquitectura

Maria Alexandra Carreiras Miranda Conceição Luís

Resumo



Numa época em que as tecnologias evoluem a olhos vistos, é no campo de arquitectura que a nanotecnologia começa a dar os primeiros passos. Assim, é de extrema importância saber em que medida os “novos materiais” produzem diferentes modos de produzir arquitectura.

O estudo nanométrico e a investigação baseada na biomimese e os materiais biomiméticos, chegando o estudo ao DNA dos materiais veio revolucionar ou quase humanizar os materiais, fazendo com que estes possam adquirir capacidades humanas, no que diz respeito à sua adaptabilidade e às circunstâncias envolventes. O estudo que se inicia sobre a nanotecnologia aplicada à Arquitectura é de extrema importância no sentido de a arquitectura e construção conseguir acompanhar a evolução da ciência dos materiais, criando/ construindo ou reabilitando, melhores edifícios.

Este trabalho tem como objectivo alertar para os vários materiais que se encontram em desenvolvimento não explanando exaustivamente a sua origem ou composição. Tem por objectivo maior ampliar a leitura das nanotecnologias alertando para os benefícios e perigos que podemos sem saber, estar sujeitos.


Palavras-chave

Nanotecnologia, Arquitectura, Smart-materials.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt