Verdade ou consequência? Uma análise interpretativa / formal - Casa do Pego (Sintra) - Álvaro Siza Vieira

Autores

  • Ricardo Caetano de Freitas

Resumo

A partir da análise interpretativa formal da casa do Pego em Sintra do arquitecto Alvaro Siza, propõe-se uma atenção especial à relação entre a geometria e o espírito do lugar, na convicção que a descodificação dessa informação poderá contribuir para o entendimento de que a intuição e a razão jogam um papel decisivo na construção do projecto de arquitectura.

Palavras-chave:

Análise formal, Geometria, Projecto

Biografia Autor

Ricardo Caetano de Freitas

Licenciatura em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto em 1999.
Mestre em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico (MIPA) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto com o tema de dissertação: “Revitalização e Reabilitação Urbana | A consciência dos valores do património como indutora de recuperação integrada da Cidade Histórica”.
Doutorando na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com desenvolvimento de tese subordinada ao tema - “Projecto e Construção. Tectónica e Técnica na Obra de Jorge Gigante”. Desenvolve actividade profissional em atelier próprio desde 2000.
Assistente da cadeira de Projecto na Faculdade de Arquitectura e Artes, da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão desde 2002.

Referências

AAVV, JA (publicação trimestral da Ordem dos Arquitectos), Portugal, nº224, Julho – Setembro 2006, Álvaro Siza, conversa com José Adrião e Ricardo Carvalho, Porto, 20 de Junho de 2006.

NESBITT, Kate, “Uma nova agenda para a arquitectura. Antologia teórica 1965-1995”, São Paulo, Cosac Naify, 2ªed. rev., 2008

NORBERG-SCHULZ, Christian; Genius Loci, Towards a Phenomenology of Architecture. Rizzoli, New York. 1980

NORBERG-SCHULZ, Christian; Intentions in Architecture. MIT Press, Cambridge, Mass., 1965

SIZA VIEIRA, Álvaro; 01 textos; Porto, Civilização Editora, 2009

SIZA VIEIRA, Álvaro, “Modern Redux”, São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, 2008

TÁVORA, Fernando. Diário de “bordo” (1960). Estabelecimento de texto, Associação Casa da Arquitectura, 2012

ZÉVI, Bruno, História da Arquitectura Moderna, I e II vol., Lisboa, Arcádia, 1977

Downloads

Publicado

2015-03-20

Como Citar

Freitas, R. C. de. (2015). Verdade ou consequência? Uma análise interpretativa / formal - Casa do Pego (Sintra) - Álvaro Siza Vieira. Revista Arquitectura Lusíada, (6), 59–65. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/2007

Edição

Secção

Artigos