Funcionamento e traçado do relógio de sol

Autores

  • Luís Filipe Marques Pinto

Resumo

O relógio de sol é muito mais do que um objecto antigo, obsoleto do ponto de vista estritamente funcional, de valor decorativo variável e eventual interesse histórico – o seu valor científico é inestimável. Com efeito, áreas científicas muito diversas, como a Astronomia, a Trigonometria e a Geometria encontram no relógio de sol um campo fértil de investigação e aplicação de conhecimentos.

Ao longo deste artigo, explica-se o funcionamento e disseca-se o traçado gráfico de alguns tipos de relógios de sol. Embora o autor seja especialista em Geometria, no contexto desta publicação, pareceu-lhe aconselhável evitar o recurso a conceitos específicos de Geometria – devido à terminologia própria e ao grau de abstracção exigido – procurando antes a aproximação à linguagem gráfica dos arquitectos. Nesse sentido, o desenho será encarado como o fio condutor deste artigo, funcionando, simultaneamente, como instrumento de investigação e meio de comunicação.

Revelou-se inevitável fazer uma incursão prévia à Astronomia, com o objectivo de relembrar os principais movimentos do nosso planeta para, a partir desses conhecimentos, se poder inferir a mecânica da esfera celeste, no que concerne ao movimento aparente do Sol.

Palavras-chave:

Relógio de sol, Quadrante, Gnómon

Referências

AZEVEDO, Mário, Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares, Universidade Católica Editora, 8.ª edição, Lisboa, 2011.

FERREIRA, Máximo, ALMEIDA, Guilherme de, Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas, Plátano Editora, Lisboa, 2004.

PINTO, Luís Marques, Relógios de sol – a dança cósmica da sombra, tese doutoral, Departamento de Urbanismo y Representación de la Arquitectura, Universidade de Valladolid, 2010.

ROHR, René R. J., Sundials: History, Theory, and Practice, Dover Publications, Inc., New

York, 1996. [Tradução de Gabriel Godin da obra original – Les Cadrans Solaires, GauthierVillars, Montrouge, 1965].

WAUGH, Albert E., Sundials: Their Theory and Construction, Dover Publications, Inc., New York, 1973.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Pinto, L. F. M. (2013). Funcionamento e traçado do relógio de sol. Revista Arquitectura Lusíada, (4), 9–35. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/199

Edição

Secção

Artigos