“Take Back Control”: A Campanha no Referendo do Brexit

Autores

  • Rui Lopes

DOI:

https://doi.org/10.34628/hq7d-ct29

Resumo

O resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), realizado a 23 de junho de 2016, foi a vitória do Brexit. Procurando contribuir para a compreensão do fenómeno, a presente dissertação (1) examina o papel desempenhado pelas campanhas no período que antecedeu o referendo – de um lado, “Vote Leave” e “Leave.EU”, a favor da saída da UE, e, do outro, “Britain Stronger In Europe”, defensor da permanência do Reino Unido na União, e (2) analisa o impacto do resultado sobre o processo de globalização. Para tal, recorreu-se a uma revisão de literatura e a uma análise de dados quantitativos. Os resultados demonstram que a campanha do “Leave” foi mais influente e eficaz, ao divulgar uma mensagem mais diversificada, focada na imigração e nos custos de adesão à UE, ao adotar um slogan bastante atraente, prometendo “Retomar o Controlo” da soberania nacional, fronteiras, economia e comércio, e ao explorar um sentimento de nacionalismo antiglobalização que estava, até então, latente na sociedade britânica. Palavras-chave: Campanha Política; Referendo do Brexit; Nacionalismo; Globalização; Reino Unido; União Europeia.

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Palavras-chave:

Campanha Política, Referendo do Brexit, Nacionalismo, Globalização, Reino Unido, União Europeia

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Publicado

25-08-2021

Como Citar

Lopes, R. (2021). “Take Back Control”: A Campanha no Referendo do Brexit. Polis, 2(3), 119–151. https://doi.org/10.34628/hq7d-ct29

Edição

Secção

Teses / Dissertações