Edgar Morin – Terra - Pátria: pensar o futuro...

Autores

  • Guilherme d’Oliveira Martins

DOI:

https://doi.org/10.34628/eank-m018

Resumo

Ao celebrarmos o 100º aniversário de Edgar Morin, devemos lembrar o seu contributo para o pensamento moderno. A complexidade não conduz à eliminação da simplicidade – pelo contrário, integra em si tudo o que ordena, clarifica, precisa e distingue, no processo de conhecer. Também relativamente à complexidade e à completude, importa afirmar que ambas não são confundíveis. Devemos falar, sim, do conhecimento multidimensional – que pressupõe a compreensão dos princípios da imperfeição, da incompletude e da incerteza. A crise atual é multifacetada: é ecológica, pela degradação da biosfera; é demográfica, pela confluência da explosão populacional nos países pobres e da redução nos países ricos, com desenvolvimento de fluxos migratórios gerados pela miséria; é urbana, pelo desenvolvimento de megapolis poluídas e poluentes, com ghettos de ricos ao lado de ghettos de pobres; é da agricultura, pela desertificação rural, concentração urbana e desenvolvimento das monoculturas industrializadas; é ainda crise da política, pela incapacidade de pensar e de afrontar a novidade, perante a crescente complexidade dos problemas; é ainda das religiões, pelo recuo da laicidade, pelo emergir de contradições que as impedem de assumir os seus princípios de fraternidade universal. A ideia de crescimento ilimitado terá de dar lugar a novas perspetivas não só económicas e financeiras, mas sociais e axiológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Palavras-chave:

Terra-Pátria, Biosfera, Complexidade, Crise, Imperfeição, Incerteza, Conhecimento, Compreensão, Método

Referências

AAVV, “L’Avenir de Terre-Patrie – Cheminer avec

Edgar Morin” (dir. Alfredo Pena-Vega), Actes-Sud, 2021. Edgar Morin, “Les Sept Savoirs Necessaires à l’éducation du Futur”, Seuil, 2000.

Id., “Pour Entrer dans le XXIe Siècle”, Seuil, 2004.

Id., La Voie – Pour l’Avenir de l’Humanité”, Fayard, 2011.

Publicado

25-08-2021

Como Citar

d’Oliveira Martins, G. (2021). Edgar Morin – Terra - Pátria: pensar o futuro. Polis, 2(3), 51–54. https://doi.org/10.34628/eank-m018

Edição

Secção

Artigos