A nova política de defesa dos EUA sob o controlo de Donald Trump (e o novo paradigma da prestação de serviços de defesa)

Autores

  • Reis Freide

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a nova política de defesa promovida por Donald Trump. Busca-se entender as mudanças que estão sendo promovidas pelo atual governo e como elas impactarão a relação que os Estados Unidos possuem com seus aliados, organizações internacionais e outros atores relevantes no atual contexto do Sistema Internacional.

Palavras-chave:

Estados Unidos da América, Donald Trump, Política de defesa dos Estados Unidos, OTAN, Sistema internacional

Biografia Autor

Reis Freide

Reis Friede é Desembargador Federal, Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Professor Honoris Causa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Referências

ALEXANDER ZHEBIT; De volta a Helsinque - quarenta anos depois, Revista Estudos Políticos, Vol. 6, n. 2, p. 547/577, 2016.

ALFRED MORABIA; Le gihad dans l’Islam médiéval. Paris: Albin Michel, 1993.

MARY KALDOR; In Defence of New Wars. In: Stability, n. 2 (1), v. 4, p. 1-16, 2013.

MAJID KHADDURI; War and Peace in the Law of Islam, Johns Hopkins University, Baltimore, 1958.

NICOLA MELIS; Trattato Sulla Guerra. “Il Kitab al-gihad di Molla Hüsrev”. Cagliari: Aipsa, 2002.

REIS FRIEDE; Ressuscitar a Guerra Fria: “Yes, We Can!”, 2016. Disponível em: <http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/22448/Ressuscitar-a-Guerra-Fria--Yes--We-Can-/> Acesso: 3 de ago de 2018.

RUDOLPH PETERS; Islam and Colonialism: The Doctrine of Jihad in Modern History. Haia: Mouton, 1979.

TIMOTHY SNYDER; Sob a Tirania, Cia das Letras, 2017.

Downloads

Publicado

2019-01-04

Como Citar

Freide, R. (2019). A nova política de defesa dos EUA sob o controlo de Donald Trump (e o novo paradigma da prestação de serviços de defesa). Lusíada. Política Internacional E Segurança, (16), 45–75. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lpis/article/view/2617

Edição

Secção

Artigos